Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (24), a Honda anunciou que a partir de sexta-feira, 27 de março, as atividades na fábrica de motos de Manaus serão suspensas temporariamente.
Seguindo o mesmo caminho e pelo mesmo motivo - evitar que os funcionários sejam infectados pelo novo coronavírus - a BMW anunciou também nesta terça que as atividades na fábrica da marca alemã, também em Manaus, entra em pausa a partir da próxima segunda-feira (30).
Inicialmente, de acordo com o comunicado emitido pela Honda, o retorno das atividades está previsto para 13 de abril, mas a fabricante levanta a possibilidade de estender o período de pausa até 20 de abril. Na BMW, a previsão de retorno das atividades é 23 de abril.
Foto: Divulgação
Na Honda, os funcionários diretamente ligados à produção das motos vão entrar em férias coletivas a partir da próxima segunda. A marca diz ainda que direciona "o maior número possível de profissionais das áreas administrativas" para trabalho em 'home office' ou concede férias coletivas, mesma medida adotada pela BMW.
“Nosso foco agora é proteger nossos colaboradores, manter todos em segurança e com saúde, e nos preparar para o que virá, com a retomada das atividades e do mercado. Ao adotar esta medida preventiva, acreditamos reduzir a circulação dos nossos funcionários e, como consequência, a redução das chances de um eventual contágio”, disse Jefferson Dias, diretor da fábrica de motos da BMW em Manaus.
Foto: Divulgação
Confira o comunicado oficial da Honda sobre a paralisação temporária das atividades na unidade de Manaus:
"A Moto Honda comunica que as atividades produtivas em sua unidade fabril, localizada em Manaus (AM), serão suspensas a partir de 27 de março, em função dos impactos da pandemia do Covid-19. O retorno é previsto para 13 de abril, podendo ser postergado para 20 de abril. A decisão prioriza a segurança e saúde das pessoas.
Os colaboradores diretamente envolvidos no processo produtivo entrarão em férias coletivas a partir de 30 de março. Entre os dias 27 e 30, as jornadas serão compensadas com a utilização do banco de horas.
A empresa também está direcionando o maior número possível de profissionais das áreas administrativas para férias coletivas ou regime de Home Office. Para as atividades imprescindíveis, que não podem ser realizadas a distância, será mantido um contingente mínimo de colaboradores, com as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades para proteger as pessoas e conter a disseminação do vírus.
A Moto Honda seguirá acompanhando o cenário, bem como as orientações governamentais, unindo-se aos esforços coletivos para conter os avanços do Covid-19. Dessa forma, contribui para que as condições de vida e da indústria de motocicletas, que vem registrando crescimento e investimentos, retornem com êxito à normalidade no menor tempo possível."
Foto: Divulgação
Confira o comunicado oficial da BMW sobre a paralisação da fábrica em Manaus:
"O BMW Group Brasil anuncia a paralisação temporária de sua planta de Manaus (AM) – com foco na produção de motocicletas - a partir de 30 de março. O retorno das atividades está previsto para 23 de abril. A medida faz parte de uma série de ações que a companhia tem aplicado para proteger seus colaboradores, com o avanço da COVID-19.
Outras ações para aumentar a proteção dos colaboradores já foram tomadas pelo BMW Group como redução das pessoas em unidades produtivas, cancelamento de viagens, medidas para proibir aglomerações dentro da planta, áreas administrativas em sistema de home-office e intensa comunicação sobre higienização e formas de evitar a contaminação e propagação do novo Coronavírus.
Além disso, a diretoria segue reunida diariamente para tomar as medidas necessárias de proteção aos funcionários e ao negócio assim como diariamente são levadas novas informações de saúde e segurança para todos os colaboradores. A empresa espera recuperar os dias de produção ainda em 2020."
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário