Honda CB 650R NSC e CBR 650R 2020 já estão em pré-venda

A CB 650R segue o estilo Neo Sports Café, inaugurado pela CB 1000R, enquanto a CBR 650R se destaca pelo estilo supersport

Por Gian Calabrese

A família Honda 650 foi lançada no Brasil em 2014, renovada no final de 2017 e, agora em 2020 chega com a substituição do sufixo "F" pelo "R", que designa a verdadeira inspiração esportiva da marca japonesa, com os modelos CBR 650R e CB 650R.

A nova CBR650R, chega com uma uma clara identidade com a superesportiva de referência da Honda, a Fireblade. Além disso, a CBR 650R também segue o conceito "Total Control", e mesmo com a troca do "F" pelo "R" no nome segue sendo uma sport-touring acessível para usuários de diferentes níveis, satisfazendo desde os mais experientes a novatos que desejam evoluir na pilotagem. A carenagem tem como destaque a parte frontal, composta pelo novo grupo ótico duplo e tomadas de ar, elementos que evidenciam a forte esportividade do modelo.

O novo banco em dois níveis, a rabeta essencial e os semi-guidões fixados sob a mesa superior, que oferecem posicionamento ideal para pilotagem esportiva, são outros detalhes que deixam clara a intenção de ampliar as capacidades esportivas do modelo. Iluminação Full-LED, painel Black out, indicador de marchas também estão presentes na CBR 650R, assim como a inédita suspensão invertida, a frenagem com cálipers radiais e as rodas aliviadas.

Já a CB 650R explora o conceito Neo Sports Café através de proporções ultra compactas, que exaltam o motor quatro cilindros em linha e conciliam agressividade com elegância. Com peso reduzido em cerca de 4 kg, a nova naked traz uma sofisticada suspensão dianteira tipo invertido, cálipers do freio dianteiro com fixação radial e rodas ainda mais leves.

A posição de pilotagem permite um posicionamento agressivo graças ao guidão de alumínio cônico e pedaleiras levemente recuadas. A iluminação Full-LED destaca o novo grupo ótico dianteiro, circular, elemento característico do estilo Neo Sports Café. O painel de instrumentos é do tipo Black out LCD e inclui indicador de marchas engatadas e luz-alerta "shift-up", que avisa o momento ideal para troca de marchas.
 
Elementos compatilhados:
 
Em comum a estas duas Honda 650 são motor e chassi. O tetracilindro DOHC arrefecido a líquido é dotado de câmbio de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC - Honda Selectable Torque Control.

O chassi tubular de aço segue a arquitetura tipo Diamond, com a zona da fixação do eixo da balança realizada em aço estampado e não mais em aço forjado, o que resultou em uma economia de peso de 1,9 kg se comparado com o chassi da "F.

Características principais:
 
• Entrega de torque mais linear, com elevação progressiva à partir dos 7.000 rpm
• Embreagem deslizante de acionamento assistido
• Suspensão dianteira Showa SFF de 41mm de diâmetro
• Cálipers de freio dianteiro com fixação radial

A atualização técnica do motor que equipa a CB 650R e CBR 650R teve por objetivo oferecer desempenho mais esportivo aos modelos. Deste modo, o tetracilíndro DOHC de 16 válvulas e exatos 649 cc recebeu alterações que visaram aumentar a entrega de potência em médias rotações. A potência máxima é de 88,4 cv à 11.500 rpm o torque é de 6,13 kgm.f a 8.000 rpm.

As modificações realizadas no motor para a obtenção deste novo "caráter" envolveram o redesenho dos pistões, que preservam a saia assimétrica, e das câmaras de combustão. Idem com relação ao sistema de distribuição, no qual os comandos de válvulas, molas e corrente de acionamento foram ajustados para as novas características de potência e torque. Resta inalterado o sistema de acionamento de válvulas direto pelos comandos de válvulas, solução que é responsável pela compacidade da região do cabeçote.

A embreagem agora é do tipo deslizante, o que previne repentinas perdas de aderência da roda traseira no caso de reduções de marcha extremas, frequentes na pilotagem esportiva. O acionamento da embreagem se vale de assistência, que reduziu em 12% o esforço necessário para o acionamento da alavanca.

O sistema de controle de tração HSTC - Honda Selectable Torque Control -, se encarrega de conter eventuais perdas de aderência do pneu traseiro em situações de forte aceleração. Tal dispositivo proporciona tranquilidade para a pilotagem em pisos de baixa aderência. Pilotos experientes podem optar pela desativação do controle de tração através de um botão situado no punho esquerdo.
 
A frenagem também evoluiu: o sistema ABS antitravamento atua no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de quatro pistões fixados radialmente. O disco traseiro se vale de cáliper de pinça simples. Novas também são as rodas, mais leves, com cinco raios duplos que calçam pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.
 
Um dispositivo de segurança suplementar equipa a CB 650R e CBR 650R: trata-se do Emergency Stop Signal, que reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56 km/h e, através de sensores do módulo do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.

Preço, cores, garantia

A Honda CB 650R e CBR 650R 2020 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (Assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia. A família 650 chega às concessionárias de todo o Brasil à partir de março de 2020. O preço sugerido para a Honda CB 650R 2020 é de R$ 37.900,00. Para a Honda CBR 650R 2020 o preço sugerido é de R$ 39.500,00, ambos base Estado de São Paulo.

Cores disponíveis - Honda CB 650R: Azul perolizado, Vermelho e Prata metálico. Honda CBR 650R: Vermelha e Cinza metálico

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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