Harley-Davidson patenteia projeto de comando de válvulas variável
Fabricante deve incluir tecnologia nos motores para adequar motos às normas Euro5 de emissão de poluentes
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A Harley-Davidson registrou uma patente com desenhos que indicam que a fabricante trabalha em um comando de válvulas variável para as motocicletas da marca.
Geralmente, um comando de válvulas variável tem a função de fazer com que um motor entregue mais potência e torque em baixas rotações, mas parece que o recurso tem mais um motivo para surgir nos propulsores da fabricante norte-americana.
Segundo a imprensa norte-americana, o comando de válvulas pode ser uma das tecnologias de novos motores para a família Sportster, que então precisariam ser adequados às normas Euro5 de emissões de poluentes.
Através do comando, é possível manter uma entrega de potência e torque dentro das normas Euro5 sem ter que aumentar significativamente a capacidade cúbica dos motores ou incluir turbo.
Qual é o objetivo e quando (e se) o comando de válvulas variável vai chegar às motos da Harley-Davidson ainda não se sabe, mas o fato é que a fabricante registrou a patente e isso indica que há um trabalho em cima desse projeto.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário