Harley Davidson off-road? 350cc?
Muitos não sabem mas sim, a HD já produziu moto Off Road!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Cronologicamente falando, para entender como isso aconteceu…Existia a Clews Competition Motorcycles (CCM) que passou a ser controlada pela Armstrong Motorcycles, criada em Bolton (perto de Manchester, Liverpool) no Reino Unido em 1981. Dois anos depois, 1983, eles obtiveram o direito de construir a motocicleta Can-Am no Reino Unido, que era da canadense Bombardier. Produziram até 1987.
Voltando em 84, a Armstrong-CCM comprou os direitos do modelo XN Tornado com motor Rotax da empresa SWM depois de terem entrado em falência e, aí começou tudo…
A Armstrong desenvolveu a MT500 que, entre 1984 e 1987, atendeu com 3500 unidades o exército britânico, e mais algumas unidades para os exércitos canadenses e jordaniano.
Depois que o modelo foi adotado como padrão pela OTAN, em 1987 os direitos foram vendidos para a Harley Davidson, assumindo a produção nos EUA. Foi aí que surgiu a MT 350, produzida nos EUA, com emblema HD e que era vendida para o exército britânico!
Ela nasce com um objetivo: Guerra
A Harley Davidson MT350 usava um motor monocilíndrico Rotax de 348 cc com partida elétrica, 4 válvulas, produzia 30 cv e 29 Nm de torque. Pesava 162 kg, era robusta e vinha muito bem equipada com suspensão dianteira Marzocchi, amortecedor traseiro Ohlin, freios a disco nas duas rodas, enfim, equipamento de ótima qualidade!
Por ser uma máquina militar, o som produzido por seu motor deve ser bem suprimido pelo silenciador, fato que, segundo relatos, realmente era satisfatório.
Cheia de acessórios, ela vinha com caixas plásticas de transporte removíveis de ambos os lados do motor, um “porta rifle” no lado direito atrás, bagageiro atrás com caixas menores dos lados, um painel bem simples e grosseiro, enfim, preparada! Não era o primor em acabamento mas, era para guerra, então…
Tinha capacidade para 13L de combustível e 3,5L de óleo no motor e cinco marchas.
Ela foi produzida até o ano 2000.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário