Gosta de scooter? O que acha dessa diferentona?

Italjet Dragster, a scooter excêntrica da marca italiana foi lançada na Europa em dezembro passado.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

A Italjet, marca italiana de Bolonha, ressuscita um ícone dos scooters esportivos dos anos noventa com características que chamam a atenção em componentes e design, especialidade “nata” dos italianos. O Italjet Dragster é completamente novo, mas mantém a essência estética do modelo original de 90.

Depois de apresentar o modelo no Salão de Milão em novembro passado, a marca lançou no mês seguinte no mercado europeu o Dragster, um scooter diferente e arrojado, nas versões de 125 e 200 cilindradas.

Foto: Divulgação - Italjet Dragster Vermelha 

O modelo foi apelidado de 'Urban Superbike' que ostenta uma estética hiperesportiva com componentes tecnológicos muito marcantes, que o torna uma verdadeira maravilha de design, destinada a quem não quer apenas um scooter esportivo, mas sim, um modelo com um design bem radical.

Um dos elementos mais inovadores do Italjet Dragster, é o sistema patenteado ISS, (Independent Steering System) um braço oscilante de alumínio forjado de um lado, ancorado na roda dianteira, com um chassi de estrutura tubular em aço combinado com peças de alumínio.

O motor é um monocilíndrico, CVT, 4T refrigerado a água disponível em 125 e 200 cilindradas. Possui duplo comando de válvulas e 4 válvulas com injeção eletrônica da Magneti Marelli. O resultado é uma potência de 10 kW (13 cv) nos modelos de 125cc, e 13 kW (18 cv) nos de 200cc, já adaptados às normas de emissões Euro 5.

Foto: Divulgação - Italjet Dragster Amarela

Iluminação em LED, painel digital, tanque de combustível de 9 litros, peso seco de 124 kg, altura do assento 770 mm, rodas em alumínio, aro 12” polegadas na dianteira e 13” polegadas na traseira. Os pneus são de perfil esportivo bem largos, Pirelli Angel Scooter, dianteiro 120/70R12, e traseiro,140/60R13.

A Italjet vai disponibilizar um catálogo de acessórios, “Power Parts”, para melhorar a performance ou adaptar o Italjet Dragster para uso em circuito de corrida.

Foto: Divulgação - Italjet Dragster 

 

Os componentes são de grandes marcas como: escapamento Akrapovič, um homologado para uso urbano e outro para circuito de corrida, kit de transmissão e um kit de cilindro em desenvolvimento, da Malossi , freio Brembo com manetes e cilindro mestre de corrida, e em parceria com a Andreani, um conjunto de suspensões Ohlins.

 

Foto: Divulgação - Italjet Dragster 

Com estes acessórios é possível aumentar a potência em até 15 cv para o modelo 125 cc, e 20 cv para o de 200 cc. Além disso, estará disponível uma série de peças em carbono lançadas pela própria Italjet.

O Dragster, está disponível em três combinações de cores, preto com branco e vermelho, amarelo com preto e, na Edição Especial Limitada em 499 unidades numeradas, na cor preto com magnésio,  seu preço na Europa parte de € 5.499 euros.

Mas a Italjet não para por aqui, a marca italiana anunciou também para o ano que vem a chegada do Italjet “Dragster E-01”, que será o primeiro scooter elétrico de emissão zero da marca italiana. Enquanto isso, olha quem está em cima dela na foto!

Foto: Divulgação - Italjet Dragstar - Andrea Dovizioso

O modelo vai usar um motor elétrico com potência máxima de 12 kW (16 cv), mas sua potência nominal será de 6 kW (8 cv), para que possa ser homologada como uma scooter 125 compatível com a licença A1 europeia

O Italjet Dragster  é um scooter muito interessante e parece bem divertido, mas infelizmente não está disponível para venda no Brasil, mas podemos pelo menos, admirar nas imagens, e sonhar.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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