A nova Honda NC 750X chegou!
O que já era bom está melhor! Muitas novidades na versão 2022!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Vamos falar primeiro da NC 750X que é uma Crossover e foi lançada em 2012!
O que é uma Crossover?
É uma moto que mistura dois estilos diferentes, as trails e as street esportivas, ou seja, ela não vai ter nunca o desempenho desses dois estilos e sim, a versatilidade de poder circular com segurança e conforto por onde eles circulam. Portanto, não espere que ela seja a moto mais rápida e nem a melhor para a terra e sim, que ela circule bem em todos os terrenos. E isso ela faz!
Escuto muita gente reclamando por ela não ter qualidades que ela não tem que ter mesmo, pois não é a proposta. Ela é uma moto confortável, econômica, com ótima capacidade de carga e confiável, se não é seu estilo, sem problemas, mas não quer dizer que a moto seja ruim e sim que ela não atende às suas necessidades e expectativas.
Qual é o perfil de usuário para essa moto?
Quem almeja uma moto de alta cilindrada, ela está no meio do caminho, ou também quem está sofrendo para se locomover no trânsito urbano com as grandes e quer mais praticidade, conforto e sair do radar da bandidagem, pode ser uma ótima opção. O legal é que ela atende bem as necessidades nas cidades e nas estradas, tanto on como off road. Estamos falando de lazer, não de performance.
Já fiz o Pantanal com 500 km de terra com uma NC da versão anterior junto com mais 8 Big Trails e ela não se intimidou.
Dito isso, vamos às novas NC 750 X e NC 750 X DCT (NC = New Concept), que estão cheias de novidades!
A primeira novidade é que ela vem na versão Standard e com câmbio DCT, que é um capítulo à parte. Tenha paciência e, antes de dizer que não gosta do DCT, e que moto tem que ter pedal de câmbio e embreagem, leia o texto. A ideia não é mudar o pensamento de ninguém e sim, dar a oportunidade de quem está lendo, pensar: “quero experimentar antes de dar opnião”. E ninguém é obrigado a gostar, mas o “achismo" não dá para ser considerado. Não andei nela ainda mas, já andei na X-ADV e na África Twin DCT, inclusive fiz um vídeo comparando as Áfricas mecânica e DCT, e os pilotos mudaram de opinião, para assistir é só clicar aqui.
Vamos começar com o visual que está todo mudado, a carenagem está mais encorpada e mais imponente. O guidão e para-brisa estão mais altos, trazendo mais conforto na estrada, junto com o assento (que está 3cm mais baixo e mais estreito) e chassi (mais leve) que foram redesenhados. Continuando no conforto, o porta objeto que já era incrível, ganhou mais espaço, podendo acomodar um capacete fechado e tem capacidade de 5kg de carga. Esse porta objeto para o uso urbano principalmente é fantástico! Só quem usou sabe o quanto facilita! Na ocasião que fui ao Pantanal, era onde eu guardava minha câmera e duas lentes, precisava fotografar, só precisava parar, abrir o compartimento, sacar a câmera, fotografar e guardar, sem descer da moto.
O motor bicilíndrico OHC ganhou potência e torque (4,1 CV a mais), está mais elástico, capta mais ar, aumentou o volume de exaustão de ar e o escape foi redimensionado.
A moto está mais ágil e mais econômica ainda, devido a mudanças no câmbio com as marchas de primeira a terceira mais curtas e quarta a sexta mais longas. A embreagem deslizante vem para evitar o travamento da roda nas reduções mais brutas. A diferença entre as versões é que na versão DCT, é dupla embreagem e, com ajustes no comando de válvulas + melhorias no escape, a potência subiu para 58,6 cv a 6.750 rpm e o torque máximo está em 7,03 kgf.m a 4.750 rpm nas duas.
Já que falamos de economia, que é uma característica dessa moto, ela carrega 14,1 litros de gasolina no tanque, que está localizado embaixo do banco, fator que facilita demais a condução baixando o centro de gravidade da moto, deixando ela mais "equilibrada".
Antes que eu esqueça, importante: O peso em ordem de marcha é de 214 kg e na DCT 224kg, a NC 750 X anterior pesava 6 kg a mais.
Ela está mais tecnológica também, inevitável! O acelerador eletrônico + quatro modos de pilotagem (Rain, Standard, Sport e User), 3 níveis de controle de tração (HSTC - Honda Selectable Torque Control) que pode ser desligado, o sistema de freio motor com 3 níveis (EB - Engine Braking), novo painel LCD , luzes em LED, piscas com Emergency Stop Signal (em frenagem mais bruscas acima de 53 km/h elas piscam) e chave com imobilizador da Honda (HISS), são algumas facilidades.
As suspensões foram recalibradas e ficaram mais baixas sem prejudicar o desempenho, tem novos cursos de 120mm para ambas. Na dianteira o sistema Showa Dual Bending Valve garante a eficiência e reduz a manutenção, já na traseira, o Pro Link permite o ajuste da pré-carga da mola em sete posições.
Os freios não mudaram, continuam tipo Wave de 320 mm na dianteira e 240 mm na traseira, com rodas de 17”.
A versão NC 750 DCT é importada do Japão, virá nas cores vermelho e branco perolizado, o valor será divulgado no mês que vem. Já a NC 750 X, terão as opções azul perolizado e vermelho, com preço sugerido de R$49.700,00, 3 anos de garantia e Honda Assist. A única coisa que muda para a versão da Europa é o mapeamento da injeção eletrônica devido a qualidade do nosso super hiper tripler fodástico combustível, e o óleo de suspensão também muda, creio que pelos mesmos adjetivos referente a nossas ruas e estradas.
Elas tem dois pacotes de acessórios:
Urban Pack: Protetor frontal da carenagem tubular, suporte traseiro, Top Box de 38 litros, porta USB no compartimento de carga e cavalete central.
Travel Pack: Protetor frontal tubular com faróis de neblina, suporte traseiro, Top Box de 38 litros, malas laterais, para-brisa elevado (+70mm), porta USB no compartimento de carga.
Bom, é isso! Em breve iremos experimentá-las realmente, colocar na estrada, na terra e poderemos falar com mais propriedade, por enquanto ficamos com as novidades e imagens!
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