Benda LFS 700, a naked chinesa com motor 4 cilindros!
O design inovador faz sucesso e vem com equipamentos de primeira!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
A Benda ganhou as manchetes especializadas no ano passado com a apresentação da cruiser LFC 700, uma moto espetacular com um visual que impressiona. Depois do sucesso do seu lançamento em meados de 2021, a empresa volta a chamar a atenção do mercado com uma moderna e inovadora naked, a LFS 700.
Ela tem um motor de 700 cc, quatro cilindros em linha de 94 cv a 11.000 rpm e 63 Nm a 8.500 rpm. O modelo atinge uma velocidade máxima de 195 km/h, (segundo o fabricante). Estes dois recentes lançamentos, são os primeiros no segmento de média cilindrada do fabricante chinês.
O modelo tem um design muito original, o que é uma novidade vindo de um mercado que tem como histórico fazer cópias idênticas ou semelhantes de modelos de marcas famosas do mundo inteiro.
A LFS 700 é uma moto com vários detalhes interessantes como: motor, o desenho do chassi com a seção traseira em alumínio fundido e dianteira em aço tubular, design da parte traseira, pintura camuflada e o uso de componentes de qualidade, como a suspensão da japonesa Kayaba, freios da italiana Brembo e painel com tela TFT colorida com conectividade.
Os produtos da Benda hoje, são focados em motos estilo cruiser de 250cc a 400cc. A empresa produz a custom BD 300 com o estranho nome de “Chinchivalla" V2 que é o modelo top de linha do segmento, e a BD 400 Asura, uma naked com design bem arrojado. E agora recentemente, a introdução dos dois modelos de média cilindrada, a naked LFS 700, e a cruiser LFC700
A Benda Motor Group é a marca da Zhejiang Changling Binjiang Motorcycle Company Ltd, fundada em 1994 com sede em Hangzhou. A empresa é uma das quatro fabricantes de motos mais antigas na província de Zhejiang, que em 2012, sofreu uma drástica transformação na sua estrutura nos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Motores.
Recém apresentada, a naked LFS 700, faz parte da mudança na estratégia de produtos da empresa, e já está fazendo tanto sucesso que a Benda se viu obrigada a não aceitar mais pedidos por não poder atender a demanda. É bem compreensível a grande procura pelo novo modelo que além de inovador, teve seu preço anunciado no mercado chinês, por pouco mais de € 6.000 Euros. Preços que só os chineses conseguem.
Me parece que pelo o que tem mostrado até agora, desde sua reformulação, e o sucesso recente que suas motocicletas têm obtido no cada vez mais importante e concorrido mercado chinês e asiático, curiosamente, a Benda pode em breve vir a se tornar um dos nomes fortes no desenvolvimento de motocicletas, e o mais importante, sem semelhança com outros modelos do mundo, para não dizer cópias “descaradas”, das grandes fábricas Japonesas, Europeias ou Americanas. Agora é preciso aguardar a questão da qualidade, que infelizmente sempre foi um assunto muito mal resolvido nas motocicletas chinesas.
Mas, acredito que a Benda não iria pôr tudo a perder depois do investimento em desenvolvimento e nos novos motores, eles também devem ter se preparado nessa questão, e podem vir a surpreender.
Se o objetivo é conquistar espaço no concorrido mercado mundial de motocicletas, acredito que estão indo no caminho certo, é aguardar para ver, dinheiro para gastar com desenvolvimento, os chineses têm sobrando.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário