Etapa 1B do Dakar encerrada! Alegrias e tristezas.
O segundo dia foi a verdadeira largada! Hoje os participantes começaram a sentir o Dakar!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
A chuva que caiu a noite sobre Ha’il e ao norte da Arábia Saudita, deixou uma névoa que envolveu o local onde estava armado o circo do Dakar. Os primeiros competidores presenciaram na madrugada, quando estavam se preparando para sair e cumprir os 514 km.
O dia de hoje foi bem servido de areia e paisagens em meio a montanhas de até 1500m, famosas pela arte rupestre encontradas na região.
Com trechos pedregosos, o terreno de 85% de areia da especial, sendo 4% de dunas, estavam espalhados nos 333 km que impressionaram os competidores na especial.
David Castera , diretor da prova, falou no briefing que os competidores deveriam estar prontos para que suas “fichas" caíssem, então…
Motos
Daniel Sanders estava em primeiro, ou seja, o homem a ser batido no dia. Ele decidiu largar em décimo quinto e passou por todos que estavam à sua frente para chegar em primeiro na especial, 2’07" mais rápido que Pablo Quintanilha. Mathias Walker perdeu mais de 10 minutos mas, teve gente que perdeu mais. Erros que, nesse nível de competições, podem comprometer as chances de título.
Kevin Benevides perdeu 36 minutos, Joan Barreda, 41, Toby Price 47 e "Nacho" Cornejo 53.
O nome do dia das motos foi Klein Mason! O californiano que está estreando no Dakar terminou em quarto hoje graças a sua maturidade! Ao perceber erros na navegação das motos a frente, chamou a responsabilidade e fez o que sabia! Chegou radiante! Isso rendeu a quinta posição na geral!
Classificação Geral Motos( Fonte: www.dakar.com)
1- Daniel Sanders - GasGas - 4H38'40"
2- Pablo Quintanilha - Honda - 4H41'47"
3- Matthias Walkner - KTM - 4H49'46"
4-Adrien Van beveren - Yamaha - 4H51'26"
5- Mason Klein - KTM - 4H53'14"
6- Sun Sunderland - GasGas - 4H54'36"
Quadriciclo
O brasileiro Marcelo Medeiros levou 5:17:31 para percorrer os 333km e chegou na quinta posição, quase junto com o quarto colocado Francisco Moreno, argentino. Antes deles vieram o chileno Giovanni Enrico que teve um capote no trecho, Pablo Copetti dos EUA e na frente, o lituano Laisvydas Kancius com 20 minutos sobre o brasileiro.
Carros
Nos carros, Nasser Al-Attiyah e Baumel largaram em décimo lugar e “atropelou" os nove que estavam a sua frente com 3:19:57s. Sebastien Loeb poupou seu navegador e ficou na cola de Al-Attiyah. Deu no que deu! Com sua ótima navegação, o primeiro colocado trouxe junto o segundo! Mas, a liderança da prova está na casa dos 12 minutos de vantagem para Al-Attiyah.
Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz, da Audi, não estão mais na disputa. A busca pelo 15º título já era! A traseira de seu Audi RS Q e-tron ficou pelo caminho no km 153! Como se não bastasse para a Audi, 2h e 21 minutos do primeiro chegar, os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz chegaram, e despencaram para a 32º colocação na geral, deixando mais longe o sonho da Audi.
Categoria Protótipos Leves
Seth Quintero juntamente com Dennis Zenz, um americano e um alemão, com 4:08:28 deram mais um show, porém, não está dando para respirar muito. Os chilenos Francisco Lopez e Juan Pablo estão na cola com 1’58" atrás na geral! É muito perto! Parar e tomar um café, nem pensar!
Categoria SSV
Numeral 402, os poloneses Aron Domzala e Maciej Marton completaram em 4:23:19 o trajeto de hoje mas, na cola deles estão o navegador brazuca Gustavo Gugelmin e seu piloto Austin Jones com 2:07 atrás e mais, a dupla verde e amarela vem em seguida com Rodrigo Luppi e Maykel Justo, 4’29”atrás! Mas não podem bobear pois uma dupla espanhola vem fungando no cangote deles, 15” atrás!
Caminhões
O azul continua a ser a cor da semana na categoria de camiões, na qual o detentor do título Dmitry Sotnikov recuperou a vantagem sobre Eduard Nikolaev e inverteu o pódio de ontem, na terceira e quarta colocação aconteceu o mesmo, Andrey Karginov foi para quarto lugar e Anton Shibalov foi para terceiro. Detalhe, são todos do mesmo time Kamaz-Master. Ales Loprais chegou em quinto!
Classic
Essa categoria está parecendo um derby França-Espanha. As duas nações mais numerosas da categoria, com 44 franceses e 37 do outro lado dos Pirineus, estão empatados no top 10!
O HDJ80 (Toyota Land Cruiser) de Xavier Pina e Sergi Giralt está com a mesma pontuação do Protruck (pick up) do casal francês Yannic e Valérie Panagiotis que conquistou a etapa 1A ontem. Stephan Lamarre e Alexandre Laroche aceleraram seu Buggy Sunhill e subiram de sexto para terceiro, junto com o casal francês num Protruck, Jerome e Anne Galpin. Em quinto estão Jean-Michel Gayte e Maxime Vial com a Mitsubishi Pajero. Amanhã o bicho pega!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário