Estrela italiana da Ducati

Design agressivo e peso leve são alguns dos trunfos da nova superesportiva 848.

Por Leandro Alvares

Arthur Caldeira

A campanha publicitária no website da Ducati mais parecia anunciar a estréia de um novo sucesso “hollywoodiano”: entre 2 e 8 de fevereiro, os italianos poderiam testar o mais recente lançamento da marca de Borgo Panigale: a 848, nova motocicleta da categoria supersport. Moto que traz um design tão agressivo quanto sua motorização ou tecnologia embarcada.

Apresentada em Milão na nova cor branca perolizada, a 848 vem substituir a 749 com muitas novidades. A nova superbike italiana pesa 168 kg, (20 kg a menos que sua antecessora) e é 5 quilos mais leve que a sua irmã mais velha, a 1098. 

O motor de dois cilindros em “L”, quatro tempos de 849 cm³, é 30% mais potente que o da 749. Segundo o fabricante, o propulsor da família Testastretta Evoluzione se apresenta como um novo ponto de referência das motos de média cilindrada da marca.

A potência máxima declarada é de 134 cv a 10000 rpm e o torque máximo é de 9,8 kgfm a 8250 rpm.  Os termos “ágil” e “requintada” descrevem perfeitamente a 848. Enfim, uma moto para quem quer fortes emoções.

Ciclística

O quadro, confeccionado em treliça, foi desenvolvido em parceria com a equipe Ducati Corse e teve como base o chassi da 1098. Outro destaque desta autêntica superbike é o fato de estar equipada com uma bela balança monobraço, feita em liga de alumínio. Só para ter idéia da sofisticação da peça, a soldagem é realizada por intermédio de robôs. O resultado dá origem a um componenete único e de alta resistência.

Com relação a suspensão traseira, a moto tem monoamortecedor Showa regulável, com 120 mm de curso. Na dianteira, a 848 traz garfo também da marca Showa, de 127 mm de curso, com múltiplos ajustes. Assim, a “macchina” italiana pode rodar com bastante desenvoltura na pista e também na estrada, oferecendo segurança na pilotagem.

Falando em segurança, não podemos esquecer que velocidade não é nada sem controle. Por isso, a 848 está equipada com freio de disco duplo na dianteira de 320 mm. Na traseira, disco simples de 245 mm. Ambos da grife Brembo. Segundo a Ducati, a moto oferece ao piloto frenagens potentes e bastante precisas.

Para completar, toda a parte de instrumentação da 848 é derivada da equipe oficial da Ducati na MotoGP. Destaque para o painel de LCD, que traz várias informações, entre elas, velocidade, rpm, hora, nível de combustível, temperatura da água e do óleo, além do fuel trip.

Ficha Técnica

Motor: Quatro tempos, 849 cc. dois cilindros em “L”, quatro válvulas por cilindro e refrigeração: líquida
Diâmetro x curso: 94 mm x 61,2 mm
Compressão: 12: 1
Potência máxima: 134 cv a 10.000 rpm
Torque máximo: 9,8 kgf.m a 8.250 rpm
Alimentação: Injeção Eletrônica Marelli
Câmbio: 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Quadro: tubular em aço
Suspensão dianteira: Garfo invertido Showa, 127 mm de curso (ajustáveis)
Suspensão traseira: Monoamortecedor Showa, com 120 mm de curso (ajustáveis)
Freio dianteiro: Disco duplo (Brembo), de 320 mm de diâmetro na dianteira
Freio traseiro: Disco simples (Brembo), de 245 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17
Pneu Traseiro: 180/55 ZR17
Comprimento: 2.100 mm
Altura: 1.100 mm
Altura do banco: 830 mm
Peso (a seco): 168 kg
Tanque de gasolina: 15,5 litros (4 litros de reserva)
Cores: branca e vermelha

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Fotos: Divulgação.

Fonte:
Agência Infomoto

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