Bruno Crivilin e a equipe Honda Racing venceram pelo segundo ano consecutivo a mais tradicional prova do motociclismo off-road brasileiro. Neste domingo (7/9), em Carmo da Mata, Minas Gerais, o capixaba assegurou a conquista do Enduro da Independência na categoria Elite, a principal da competição de regularidade, para inscrever mais uma vez seu nome no troféu permanente que reúne os campeões das 43 edições. O roteiro de 2025 incluiu cerca 776 quilômetros em quatro dias de disputas, largando de Aparecida (SP).

Foto: BrunoCrivilin - HondaRacing - EnduroIndependencia - NeyEvangelista - MundoPress
Com a motocicleta Honda CRF 450RX, Crivilin iniciou o domingo como o segundo colocado na soma dos três primeiros dias de prova, consciente de que teria de ser preciso para retornar ao alto do pódio. Foi exatamante o que aconteceu: ele venceu tanto a etapa da manhã quanto a da tarde e, assim, garantiu pontos suficientes para comemorar de novo. "Muito feliz por manter o troféu com a equipe. Não participava de provas de regularidade desde janeiro e estava um pouco desgastado pela participação no International Six Days Enduro, mas ainda assim as coisas deram certo. O time trabalhou muito bem, foram longos quatro dias e meu nome vai de novo para a taça", festejou.

Foto : Mundo Press
Tiago Wernersbach foi o terceiro melhor do domingo na Elite e fechou o Enduro da Independência 2025 na quinta posição, também com uma CRF 450RX. O bom desempenho ainda ajudou Crivilin na matemática pela vitória. "O dia foi bom, consegui fazer um bom trabalho e fico feliz pelo resultado do Bruno e da equipe", resumiu o capixaba.

Foto: Barbara Neves - HondaRacing - EnduroIndependencia - NeyEvangelista - MundoPress
Dona de sete títulos, Bárbara Neves ficou desta vez com o vice-campeonato. A goiana, que comandou uma CRF 250F, brigou pela vitória até os últimos quilômetros. "Faz parte. Procurei fazer meu melhor, mas encontrei uma rival que evoluiu bastante e venceu com justiça. Vou trabalhar muito para voltar mais forte", declarou.
Terceira posição final para Dário Júlio na Over 35. Quatro vezes vencedor na principal categoria e um dos grandes nomes da história do Enduro da Independência, o mineiro, chefe da equipe Honda Racing, fez um balanço positivo de sua participação e da do time. "Larguei para esse último dia em quarto, empatado em pontos com o terceiro, e isso me deu um estímulo a mais. Fui para o tudo ou nada, me concentrei na navegação, arrisquei onde podia e consegui o resultado. Os dois primeiros foram superiores durante todo o enduro e mereceram as posições. Para mim foi uma prova de superação, enfrentando alguns problemas físicos. O mais importante é que a equipe sai vitoriosa com o Bruno; o Tiago teve um papel importante, fiquei em terceiro e a Babi em segundo. Nós quatro e as motos chegamos inteiros. Vamos para o próximo." Os pilotos da equipe Honda Racing têm o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, ASW e Borilli Racing.

Foto: Dario Julio - HondaRacing - EnduroIndependencia - NeyEvangelista - MundoPress
43ª Enduro da Independência
Classificação final (três primeiros colocados)
Elite
1 – Bruno Crivilin #1 – Honda Racing – Honda CRF 450RX – 176 pontos
2 – Emerson Loth #6 – 175 pontos
3 – Jomar Grecco #4 – 150 pontos
5 – Tiago Wernersbach #2 – Honda Racing – Honda CRF 450RX – 134 pontos
Over 35
1 – Alex Nunes Azevedo #12 – 190 pontos
2 – Maicon Corguinha #14 – 172 pontos
3 – Dário Júlio #17 – Honda Racing – Honda CRF 250RX – 154 pontos
Feminina
1 – Késsia Tristão #152 – 191 pontos

Foto: HondaRacing - EnduroIndependencia - NeyEvangelista - MundoPress
2– Bárbara Neves #151 – Honda Racing – Honda CRF 250F – 185 pontos
3 – Lauana Ribeiro #150 – 160 pontos
Resultados Dia 4
Brumadinho (MG) a Carmo da Mata (MG) – 167 km
Elite
1 – Bruno Crivilin #1 – Honda Racing – Honda CRF 450RX – 594 pontos perdidos
2 – Emerson Loth #6 – 612 pontos perdidos
3 – Tiago Wernersbach #2 – Honda Racing – Honda CRF 450RX – 696 pontos perdidos
Over 35
1 – Alex Nunes Azevedo #12 – 1.060 pontos perdidos
2 – Maicon Corguinha #14 – 1.234 pontos perdidos
3 – Dário Júlio #17 – Honda Racing – Honda CRF 250RX – 1.361 pontos perdidos
Feminina
1 – Késsia Tristão #152 – 492 pontos perdidos
2 – Bárbara Neves #151 – Honda Racing – Honda CRF 250F – 775 pontos perdidos
3 – Lauana Ribeiro #150 – 5.986 pontos perdidos
Mundo Press - Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil
Jornalista responsável: Ângela Monteiro
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário