Equipe Monster Energy Honda Team sai satisfeita no dia 1!

Com Quintanilha na segunda colocação geral, o segundo dia será o real início das longas especiais!

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

Pablo Quintanilla conquistou o segundo lugar na etapa do prólogo que deu início ao Rally Dakar 2022, hoje. Barreda, nono, Brabec, décimo segundo, e Cornejo, vigésimo primeiro, todos completaram os quilômetros iniciais da prova sem contratempos.

O Rally Dakar 2022 está em andamento após a primeira etapa de uma especial que termina amanhã. Hoje assistimos a um breve prólogo de 19 km, na maior parte sobre areia, mas também com uma pequena quantidade de dunas. Os pilotos da Monster Energy Honda Team passaram o primeiro teste com louvor e seguiram para completar uma longa etapa de deslocamento que os levou ao primeiro acampamento do Dakar em Ha'il.

Foto: Divulgação  - A.S.O./F.Gooden/DPPI - #07 Pablo Quintanilla

Pablo Quintanilla saiu com armas disparando ao longo dos primeiros quilômetros do Rally. O chileno cruzou a linha de chegada doze segundos atrás do vencedor do dia, Daniel Sanders. O piloto da Monster Energy Honda Team está em segundo lugar na classificação geral do Rally.

Joan Barreda foi o segundo piloto do grupo Rally GP a largar. Com muita poeira no ar nos primeiros trechos e sem grandes referências pela frente, o espanhol foi décimo no dia, três minutos atrás do líder. O americano Ricky Brabec optou por não forçar muito no primeiro dia e ficou com a décima segunda posição, porém, sem perder nenhum tempo significativo para seus rivais. À sua maneira habitual, José Ignacio Cornejo fez um prólogo bastante reservado. O chileno de Iquique, fez o vigésimo primeiro lugar, mas deve aumentar o ritmo à medida que a prova avança.

Foto: Divulgação - A.S.O./F.Gooden/DPPI - #156 Andrea Giuseppe/ #157 Aldo Winkler

Etapa 1B do dia 2 de janeiro

Na noite do dia 01 de janeiro, depois de concluída a etapa 1A, no briefing dos pilotos, os primeiros colocados poderão escolher a ordem de partida para a etapa 1B do dia 02 de Janeiro. Uma etapa em laço ao redor da cidade de Ha’il, incluindo 333 quilômetros de etapa especial. Será percorrido por terrenos arenosos, atingindo uma altitude de 1.300 metros, com um razoável grau de complexidade na navegação. No entanto, nem todo o percurso será contra o relógio. Um total de 181 quilômetros de trecho de deslocamento completará o total de 514 quilômetros do dia. A partida do acampamento de Ha’il será às 05h45 e os primeiros pilotos deverão chegar de volta ao acampamento a partir das 12h45 (hora local).

Finalmente, a ordem de largada da etapa do dia 2, para os primeiros quinze pilotos foi revertida em relação à classificação da etapa do dia 1 de janeiro. Pablo Quintanilla largará na décima quarta posição, enquanto Brabec largará da quarta e Barreda da sexta. Cornejo vai largar na mesma posição que terminou hoje vigésimo primeiro.

Foto: Divulgação - A.S.O./F.Gooden/DPPI - #63 Gabor Saghmeister

 

Na minha opinião ainda é muito cedo para se escalar um favorito na categoria motos ao pódio do dia 14 em Jedha. Temos vários pilotos muito rápidos e experientes na prova, mas também novatos como o australiano Daniel Sanders que é muito rápido e tem regularidade, consegue se manter veloz por longos períodos, está no seu segundo Dakar como piloto de fábrica, tem um 4º lugar  no seu primeiro Dakar em 2021 e grandes chances de um bom resultado em 2022 mas, a prova começa de verdade dia 2 na Etapa 1B com 514 Km total sendo 333 Km de trechos cronometrados. Essa etapa começa e termina em Ha’il, e percorre o norte do país saudita com uma paisagem principalmente de montanha, haverá também trechos de areia e muita navegação. Em um Rally longo como o Dakar, um piloto não pode ser somente rápido, é preciso pilotar rápido e navegar ao mesmo tempo, ser regular sem cometer erros, saber poupar equipamento e o físico e, principalmente, saber a hora de atacar. A prova deste ano vai ser longa com muitas dificuldades, tanto de terreno como de navegação, acho que será uma prova muito disputada e emocionante. A partir desta etapa do dia 2 possivelmente se comece a “rabiscar os favoritos”.

Veremos


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br