Sanders, estreante no ano passado faturou a primeira para GasGas.

Com um minuto sobre o segundo colocado, o australiano começou com tudo! O bicho vai pegar amanhã! E os brasileiros como foram?

Por Trinity Ronzella

Vamos tentar deixar você por dentro, dá trabalho e as informações surgem de todo lado! temos que traduzir, ler, analisar e tentar, compilar tudo para facilitar para você! Vamos ao resumo do dia!

Essa foi a parte 1A, que percorreu 614km sendo 19 de especial. Segundo o site oficial, chegaram 144 motos, 20 quadriciclos, 88 carros, 95 UTV’s,56 caminhões e ainda tem os carros e caminhões da categoria Classic que contam com 142 veículos.

 

Foto: Divulgação A.S.O./F.Gooden/DPPI

 

Categoria Moto

Sanders, 27 anos disse: “Foi um dia muito rápido. O prólogo foi realmente limpo para mim. É ótimo estar de volta aqui na Arábia Saudita e competir neste terreno novamente. No momento eu estou liderando isso é bom. Estou animado para continuar e hoje foi bom para sacudir alguns nervos.”

Essa primeira colocação veio para dar aquela acordada em todos e dizer que a “brincadeira" começou!

Primeiro dia de prova a tensão deve ser grande e uma mistura de sentimentos devem tomar conta dos participantes! Temos desde os mais experientes até os estreantes largando com tudo. Muitos dizem estar querendo terminar apenas mas, quando se engata primeira e solta a embreagem, é só areia que voa para trás e esse papo de querer terminar procede, mas, quer terminar mais rápido e com menos erros que outro.

Sanders estreou no Dakar ano passado e,  ficou em primeiro no dia de hoje, Pablo Quintanilha veio um minuto atrás. Ex KTM e atual Yamaha, direto de Botswana, Ross Branch ficou em terceiro, a frente do argentino e vencedor de 2021 Kevin Benavides. Em quinto, Mathias Walkner, da KTM e, colado nele, o francês Adrien Van Beveren na sexta posição. Sam Sunderland com a GasGas, chegou em sétimo e Toby Price, duas vezes campeão, chegou quase junto, na oitava posição!

O pega foi disputado pela diferença de tempos entre eles!

Benavides disse: “Nunca é fácil começar no Dakar. Sempre há algum nervosismo e muita emoção. Eu estava me sentindo um pouco tenso no início, mas consegui relaxar ao entrar na prova.”

As onze primeiras marcas ficaram assim: GasGas, Honda, Yamaha, KTM, KTM, Yamaha, GasGas, KTM, Yamaha, Honda e Hero.

O Italiano Danilo Petrucci piloto do MotoGP, ficou em vigésimo terceiro no dia de hoje!

Amanhã eles alinham de novo!

 

Foto: Divulgação A.S.O./F.Gooden/DPPI

 

Categoria Quadriciclos

O argentino Manuel Andujar confirma seu apetite logo na primeira etapa deixando para trás o francês Alexandre Giroud, o chileno Giovanni Enrico que vem seguido de Tomaz Kubiena e Italo Pedemonte em quinto lugar. O experiente americano Pablo Copetti chegou em sétimo e nosso representante brazuca , Marcelo Medeiros em décimo quinto.

É só o primeiro dia!

Foto: Divulgação - A.S.O./F.Gooden/DPPI

 

Categoria Carros

Começamos pela dupla brasileira numeral 278, Marcelo Tiglia Gastaldi e Cadu Sachs como navegador que chegaram em vigésimo quarto lugar de 88 participantes. Muito bom!

O três vezes vencedor do Dakar, Al-Attiyah estabeleceu o ritmo inicial na primeira ação competitiva de 2022, terminando 12 segundos à frente de Carlos Sainz no prólogo de Jeddah-Ha'il. Vencedor em 2011, 2015 e 2019, Al-Attiyah vai sair em primeiro para a Etapa 1B, uma prova em laço com total de 514 Km sendo 333 Km de especial cronometrada com largada e chegada no acampamento da cidade de Ha'il.

Al-Attiyah disse: “Foi uma pequena etapa hoje. Estou muito feliz por vencer porque é bom para nossa posição inicial amanhã. Estou feliz com o desempenho de nosso novo carro. O trabalho árduo da equipe está nos ajudando muito.”

Nove vezes campeão mundial de Rally, Sébastien Loeb deu início ao seu primeiro Dakar ao lado do novo navegador Fabian Lurquin de forma impressionante, estabelecendo o quinto tempo mais rápido do dia, 37s atrás de Al-Attiyah.

O 14 vezes campeão Stéphane Peterhansel foi 14º, com o companheiro de equipe da Audi Mattias Ekström em 15º lugar.

Em outro lugar de destaque na categoria carros, a espanhola Laia Sanz terminou a 2m40s atrás do vencedor da Etapa, Al-Attiyah, ao assumir o volante de um carro no Dakar pela primeira vez. A espanhola detém o incrível recorde de completar todas as 11 edições que correu com uma motocicleta e agora quer levar seu MINI ALL4 Racing para a linha de chegada em Jeddah em 14 de janeiro.

Laia Sanz disse: “Foi um bom prólogo para nós. A sensação era boa o tempo todo. Ficamos muito calmos. Talvez pudéssemos ter pressionado um pouco mais, mas era o primeiro dia. Amanhã começa a corrida de verdade e veremos qual vai ser nosso nível”.

Foto: Divulgação A.S.O./F.Gooden/DPPI

 

Categoria UTV’S, T3 e T4 

Nos UTV’s de Produção Modificados categoria T4, três brasileiros na 3ª e 4ª colocação no prologo do Dakar 2022. O Piloto Rodrigo Luppi e o navegador Maykel Justo  na terceira posição e, em 4º o piloto americano Austin Jones com o navegador brasileiro Gustavo Gugelmin. Quem faturou a etapa foi a dupla polonesa de numeral 410, Marek Goczal e Lukasz Laskawiec, 14 segundos a frente da dupla de outros dois poloneses! Vais ser disputada essa categoria!

 

Categoria Caminhões

Os vencedores na categoria caminhões, o Team Kamaz Master, estão bem posicionados após o prólogo com o tetracampeão do Dakar, Eduard Nikolaev, vencendo a Etapa 1A. O russo foi seguido de perto pelos seus três companheiros de equipe: Dmitry Sotnikov em 2º, Andrey Karginov em 3º e Anton Shibalov em 4º.

Sotnikov disse: “O último Dakar foi ótimo para nós, a equipe trabalhou muito bem para conseguirmos essa vitória. Agora, construímos um novo caminhão que traz consigo um novo desafio. Testamos muito o novo caminhão, mas na Rússia não temos o mesmo terreno que encontramos no Dakar. Nosso objetivo é manter a equipe na primeira posição.”

Foto: Divulgação A.S.O./F.Gooden/DPPI

 

Categoria  Light Protótype

O americano Seth Quintero fez o início perfeito para se tornar o mais jovem vencedor da categoria geral do Rally.

Tendo feito história com a Red Bull Off-Road Junior Team na corrida do ano passado, tornando-se o mais jovem vencedor de uma etapa, Quintero venceu o companheiro de equipe Andreas Mikkelsen para reivindicar a vitória no prólogo. Guillaume De Mevius da Bélgica terminou em 4º, enquanto Cristina Gutiérrez foi 6º.

Quintero, 19 anos, disse: “O prólogo correu muito bem. Acabamos pegando um pouco de trânsito, mas no geral foi um bom começo de rali. Agora mal posso esperar pelo resto.”

Foto: Divulgação A.S.O./G.Soldano/DPPI

 

Categoria Open

A dupla brasileira numeral 631, Jorge Wagenfuhr e Filipe Bianchini de Oliveira chegaram com o tempo de 1;06;20, ficando na quarta colocação!

Amanhã tem mais!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br