Aldo Tizzani
Com investimentos de R$ 100 milhões, o Grupo Itavema dá o ponta-pé inicial nas operações da Dafra Motos, a mais nova marca brasileira de motocicletas.
A maior parte do capital foi injetado na construção da fábrica em Manaus (AM), que tem 100 mil metros quadrados. Os 300 funcionários já estão a todo vapor para bater a meta de 60 mil fabricadas para este ano.
De olho no crescimento do setor de duas rodas e, principalmente, nas classes “C” e “D”, a Dafra apostou em modelos de até 250 cc, feitos com qualidade e design atual, além de preço competitivo e que podem ser adquirido por meio de financiamento.
“Nossa meta é fecharmos 2012 com 400 mil motos vendidas. Com um mercado crescendo mais de 15% ano, contabilizamos que até lá teremos 10% do setor”, explica, entusiasmado, Mário Sergio Franco, diretor-geral do Grupo Itavema.
Segundo Franco, a Dafra deve produzir 60 mil motos em 2008 e 90 mil em 2009. “Nossa filosofia é crescer de forma contínua e sustentável. Vamos investir na ampliação da capacidade de produção da fábrica, consolidação da marca e no desenvolvimento de novos produtos que se adaptem à preferência dos consumidores”, afirma o empresário.
Para Mário Sergio Franco o público-alvo da nova marca é composto por assalariados que usam a motocicleta como meio de transporte e também para o lazer, além de jovens que utilizam o veículo para ir à faculdade, por exemplo. “Queremos oferecer independência de locomoção e ampliar a auto-estima de nossos clientes”, explica Franco.
Produtos
Inicialmente serão produzidos e comercializados quatro modelos (três motocicletas e um scooter). Os preços das motos Dafra variam de R$ 3.290,00 a R$ 5.990,00. O “carro-chefe” da marca será a Speed 150.
O modelo street representará 40% das vendas da empresa, chegará ao consumidor final com preço de R$ 4.990,00. O portifólio da montadora ainda conta com um modelo street básico de 100 cc (Super 100), um scooter (Laser 150) e uma custom (Kansas 150), também de 150 cc. A montadora promete ainda para este ano uma outra custom, só que com 250 cc, e três quadriciclos (50, 150 e 250 cc).
Hoje, os principais parceiros asiáticos da Dafra são Loncin, Lifan e Zongshen. Importadas da China em lotes CKD (completely knocked down), as motos foram exaustivamente testadas por técnicos brasileiros.
Hoje, por exemplo, mais de 60% do modelo Speed foi alterado para se adequar ao gosto do brasileiro. As principais modificações ocorrem no chassi, design, suspensão e motorização.
Pontos de vendas
A Dafra terá até março 170 pontos de atendimento. Só para se ter uma idéia do crescimento da marca, mesmo antes do início da comercialização de seus produtos, no dia sete de fevereiro a capital paulista ganhará de um só vez 25 pontos de vendas; o Rio de Janeiro mais 15; Campinas (SP) sete e o Vale do Paraíba três. Para 2009 serão, segundo a nova montadora, 220 pontos de vendas.
Para as operações de crédito ao consumidor, a Dafra é o primeiro fabricante a ter um banco associado, no caso o Itaú. Neste início de operação as motos podem ser adquiridas em 39 parcelas.
“Além de ampliar a capilaridade do Itaú no financiamento de motos, o acordo com a Dafra nos permite manter a comodidade para o cliente e o atendimento diferenciado “, comenta Marco Bonomi, vice-presidente executivo do Itaú.
Além do investimento no ponto de venda e na rede de serviços, a empresa tem o compromisso de manter um estoque de peças sempre compatível com o volume de motos comercializadas. O centro de distribuição de peças da Dafra fica em Barueri, na Grande São Paulo, em um armazém de mais de 10 mil metros quadrados operado pela Tegma, outra empresa do Grupo Itavema.
Laboratório
A Dafra também está investindo R$ 5 milhões em um dos mais modernos laboratórios de controle de emissão de poluentes da América Latina, a ser instalado em Manaus até junho de 2008.
A iniciativa permitirá maior velocidade no lançamento de novos modelos, além de alinhar a empresa às novas regras de emissão de poluentes - “Euro3” -, que passam a vigorar em 1 de janeiro de 2009. A empresa já firmou parceria com a Delphi, que fornecerá o sistema de injeção eletrônica de combustível.
O laboratório, que também poderá terceirizar serviços, contribuirá também para o aprimoramento da resistência e confiabilidade das novas peças e produtos.
Simultaneamente à sua instalação no Brasil, a Dafra já está investindo no desenvolvimento de novos produtos, a partir de parcerias globalizadas com empresas européias de design e chineses. “Assim, teremos processos produtivos mais ágeis e uma progressiva nacionalização de peças e componentes”, conclui Creso Franco, presidente da Dafra Motos.
Grupo Itavema
Com mais de 30 anos de existência, o Grupo Itavema tem atuação em diversos setores, principalmente gestão e logística (Tegma Gestão e Logística, a maior transportadora de automóveis do Brasil), indústria plástica (Sinimplast/Globalpack, a maior empresa de frascos plásticos do Brasil), serviços (Consórcio, Gestão de Frotas, Aluguel de Veículos e Seguradora) e distribuição de automóveis.
Números do Grupo Itavema
• Mais de 30 anos de atuação em diversos setores econômicos
• Mais de 6500 funcionários
• Faturamento em 2007: mais de R$ 4 bilhões
• Patrimônio líquido consolidado de mais de R$ 1 bilhão
Dafra em números
• Investimento de R$ 100 milhões (100% do Grupo Itavema)
• 310 funcionários na linha de montagem
• Produção em 2008 (estimativa): 60 mil motos
• Produção em 2009 (estimativa): 90 mil motos
• 4 modelos de motos no lançamento da marca
• Fábrica: 100 mil metros quadrados de terreno
• Investimento de R$ 5 milhões em laboratório de emissão de poluentes
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