Com design inovador a revolucionária GSX 1300 B-King da Suzuki, apresentada ao público pela primeira vez como moto-conceito no Salão de Tóquio de 2001, chega às Concessionárias Autorizadas Suzuki do Brasil.
A B-King possui motor de 1340 cm3, quatro cilindros, 16 válvulas, DOHC, com injeção eletrônica de combustível, transmissão de seis marchas e um Sistema de Assistência à Embreagem Suzuki (SCAS) operando hidraulicamente.
O SCAS reduz a quantidade de força necessária no manete para acionar a embreagem, suaviza os trancos nas reduções de marcha, contribuindo para o aumento do conforto e segurança do piloto.
O sistema de injeção eletrônica digital de combustível permite uma combustão mais eficiente gerando mais torque, melhor aceleração e menor emissão de poluentes. A GSX 1300 B-King conta também com um sistema digital de seleção de modo de pilotagem (S-DMS – Suzuki Drive Mode Selector), que permite que o piloto selecione o modo de pilotagem de acordo com sua preferência ou com sua necessidade.
No modo “A”, a entrega de potência é total e rápida, enquanto no modo “B” a entrega de torque é mais suave e a potência é limitada, ideal para pilotagem em pistas sinuosas ou dias chuvosos.
O Sistema de Gerenciamento do Motor, provido de um poderoso computador de 32 bits e 1024 KB de memória, controla o sistema de injeção de combustível, a ignição eletrônica e a Válvula de Borboleta Dupla Suzuki (SDTV – Suzuki Dual Throttle Valve).
Com base na posição da válvula de borboleta primária, na rotação do motor e na marcha engatada, o computador de gerenciamento do motor abre ou fecha a válvula de borboleta secundária, mantendo a velocidade do ar apropriada para que se obenha máxima eficiência na combustão e resposta à aceleração, principalmente em baixas e médias rotações.
Um radiador de grande capacidade é acompanhado de duas ventoinhas elétricas de 160mm, também operadas pelo sistema de gerenciamento do motor com base na temperatura do líquido de arrefecimento e não em um termostato convencional, resultando em um controle mais preciso da temperatura de funcionamento do motor.
A Suzuki GSX 1300 B-King conta também com um sistema automático de controle da marcha lenta (ISC – Idle Speed Control), que regula a quantidade de ar que passa através do corpo do acelerador de acordo com a temperatura do líquido de arrefecimento, resultando em uma marcha lenta estável e melhorando a partida a frio.
Esta motocicleta, assim como toda a linha de motocicletas Suzuki, conta com um sistema de injeção de ar na saída de escape (PAIR – Pulsed Secondary Air Injection), controlado pelo computador de gerenciamento do motor. Este sistema injeta ar fresco da caixa do filtro de ar na saída do escape, permitindo a combustão dos hidrocarbonetos não queimados.
Um catalisador de grande capacidade é utilizado no sistema de exaustão, juntamente com um sensor do oxigênio. Quando combinados estes dois sistemas reduzem as emissões de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio ao meio ambiente.
Devido a essa tecnologias, a GSX 1300 B-King atende ao padrão EURO 3 sobre emissão de gases poluentes, colocando-se um passo à frente da regulamentação vigente no Brasil, que exige o cumprimento apenas do padrão EURO 2.
O chassi de dupla longarina em liga de alumínio da GSX 1300 B-King é um conjunto de alta tecnologia construído em formas complexas usando cinco peças projetadas para, quando unidas, fornecerem toda a rigidez necessária.
A suspensão dianteira invertida KYB apresenta modernos cartuchos de amortecimento com compressão, retorno e pré-carga da mola ajustáveis. A suspensão traseira KYB é igualmente ajustável para a compressão, retorno e pré-carga da mola, e trabalha com uma balança com link progressivo.
O freio dianteiro tem pinças Nissin montadas radialmente com quatro pistões opostos em liga de alumínio. Um cilindro mestre radial melhora a sensibilidade do piloto na alavanca de freio. Os dois discos totalmente flutuantes do freio dianteiro medem 310 mm de diâmetro e 5,5 mm de espessura. A pinça de pistão, único do freio traseiro opera sobre um disco de 260 mm.
Um painel especialmente projetado e construído no módulo do farol é centrado em torno de um tacômetro analógico com um visor LCD à direita. Este conta com velocímetro, indicador de marcha engatada, relógio, hodômetro total, hodômetro parcial, intervalos de manutenção, tempo de pilotagem, velocidade média, nível de combustível, temperatura do motor e o Modo de Seleção de Pilotagem Suzuki S-DMS.
Indicadores ou luzes de advertência são usados para a seta, injeção eletrônica, temperatura do líquido de arrefecimento, pressão de óleo, neutro e o uso do farol alto.
A GSX 1300 B-King está disponível nas cores preta e prata e é comercializada pelas Concessionárias Autorizadas Suzuki a R$ 69.615,00. As motocicletas Suzuki possuem um ano de garantia e suas Concessionárias Autorizadas oferecem serviço especializado, com mecânicos treinados pela própria fábrica e peças originais de reposição.
Ficha Técnica
Motocicleta: GSX 1300 B-King
Modelo: 2008
Motor: 4 tempos, 4 cilindros, DOHC, refrigeração líquida
Cilindrada: 1340 cc
Diâmetro x Curso: 81,0 x 65,0 mm
Taxa de Compressão: 12,5:1
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Transmissão: Corrente
Sistema de Lubrificação: Cárter Úmido
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de Ignição: Eletrônica Digital (CDI)
Sistema de Partida: Elétrico
Comprimento Total: 2.220 mm
Largura Total: 800 mm
Altura Total: 1.085 mm
Entre Eixos: 1.525 mm
Vão livre: 120 mm
Altura do assento: 805 mm
Peso Seco: 235 Kg
Suspensão Dianteira: Telescópica invertida, mola helicoidal, amortecida a óleo
Suspensão Traseira: Tipo link, mola helicoidal, amortecida a óleo
Freio Dianteiro: Freio a disco, duplo
Freio Traseiro: Freio a disco
Pneu Dianteiro: 120/70 ZR 17M/C (58W), sem câmara
Pneu Traseiro: 200/50 ZR 17M/C (75W), sem câmara
Tanque: 16,5 litros
Óleo do Motor: 2,9 litros
Potência Máxima: 184 hp a 9.500 rpm
Torque Máximo: 14,89 kgf.m a 7.200 rpm
Cores: preta e prata
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