Quando estamos pilotando a motocicleta sozinho, ela possui um comportamento característico. Mas e quando estamos levando uma pessoa na garupa, será que muda?
Nesse caso, um peso extra é adicionado ao conjunto, alterando assim o comportamento da moto e as necessidades de condução.
Para compreender melhor essas mudanças na pilotagem da moto, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apresenta em seu boletim informativo algumas dicas importantes para orientar o motociclista:
FRENAGEM
Com o peso extra, tanto o centro de gravidade quanto a distância total de parada durante uma frenagem com a motocicleta são diferentes da situação em que o piloto está sozinho na moto. Sendo assim, pode haver a necessidade de imprimir uma força maior tanto no freio traseiro quanto no dianteiro da motocicleta.
ACELERAÇÕES E CONSUMO
Em determinadas situações em que haja necessidade de uma maior potência do motor, com o peso extra do passageiro, será necessária uma aceleração maior, podendo ocasionar uma diferença no consumo de combustível.
CURVAS
Pode haver uma diferença na inclinação da motocicleta em curvas, devendo o passageiro realizar a mesma movimentação que o piloto durante a curva. É sempre conveniente que o piloto informe ao passageiro sobre esta situação. É importante lembrar que o passageiro não deve tentar controlar a inclinação da motocicleta – isso deve ser feito somente pelo piloto.
CALIBRAGEM DO PNEU
A calibragem do pneu traseiro pode variar de acordo com o peso que se está levando na motocicleta. Portanto, quando houver necessidade de levar um passageiro, verifique no manual da motocicleta a calibragem adequada.
SUBINDO E DESCENDO DA MOTO
Para o embarque e desembarque do passageiro na motocicleta, é importante que o piloto mantenha os dois pés no chão e o freio dianteiro acionado, evitando assim possíveis movimentações e inclinações acentuadas da motocicleta. É importante também verificar a posição do escapamento da moto, não sendo recomendado subir pelo lado dele, de modo a evitar acidentes e possíveis queimaduras.
VESTIDO DE ACORDO
Como segurança nunca é demais, lembre que o passageiro deve usar os mesmos equipamentos de segurança que o piloto (capacete, jaqueta, calça, luvas e calçados apropriados).
Foto: Divulgação
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário