Carruagem de três rodas
Harley-Davidson apresenta o Tri Glide Ultra 2009, o primeiro triciclo da marca norte-americana.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Aldo Tizzani
A linha 2009 da Harley-Davidson apresenta uma grande novidade: a Tri Glide Ultra, o primeiro triciclo da história da marca. A HD, na verdade, colocou em produção o que os “customizadores” norte-americanos já faziam há algum tempo.
O grande apelo de vendas do lançamento será o conforto e a segurança para quem quer praticar o mototurismo. Já que esse “trike” tem como base a Ultra Electra Glide Classic, um dos modelos top da linha touring, que no Brasil custa R$ 79.900,00. Nos Estados Unidos, o Tri Glide tem preço sugerido de US$ 30 mil.
No melhor estilo clássico e com porte avantajado, o veículo ganhou um novo chassi concebido especificamente para garantir segurança a essa arquitetura de três rodas. Ou seja, para oferecer maior conforto e rigidez o quadro estrutural foi projetado para suportar as mudanças de direção e também o maior peso do Tri Glide.
Na parte dianteira, a suspensão foi reforçada e o ângulo de caster aumentado. Para parar a trike, sistema de freios da grife italiana Brembo, com grandes discos duplos. Já na traseira, a marca desenvolveu um novo eixo, que utiliza um ponto central de alumínio com tubos de aço.
O Tri Glide traz discos de freios e amortecedores, independentes em cada roda. Para distribuir melhor o peso e absorver melhor os impactos com os pisos irregulares, o triciclo da Harley está equipado com pneus largos. Na traseira, rodas aro 15 calçadas com pneus Dunlop Signature P205/65R15 (medida usada em muitos carros de passeio). Na dianteira, o pneu “balão” foi instalado numa roda de aro 16.
Motor e estilo
O Tri Glide está equipado com um novo motor de dois cilindros em “V” — Twin Cam 103 —, que esbanja torque (força) e é alimentado por injeção eletrônica de combustível. Já o sistema de transmissão conta com câmbio de seis velocidades, com Cruise Drive, ou seja, sexta marcha over-drive, na qual o motor trabalha com giro mais baixo, oferecendo maior conforto e economia de combustível.
Com relação ao visual dessa “carruagem” sobre três rodas, o departamento de estilo da Harley-Davidson, capitaneado por Willie G. Davidson, neto do fundador da marca, tinha uma missão a cumprir: incluir componentes funcionais e estéticos à Tri Glide, sem que o modelo perdesse as linhas clássicas da atual Ultra Classic. Assim, o trike ganhou um porta-malas com capacidade para 80 litros. O Tri Glide mantém a iluminação com LEDs utilizada também no tourpak da Ultra Classic.
Em função da traseira ser formada por partes separadas do resto da carroçaria, as peças podem ser removidos individualmente para reparo, manutenção ou substituição.
O triciclo da HD, marca que este ano completa 105 anos de história, conta ainda com um potente sistema de som da marca Harman/Kardon, além de plug para o uso de intercomunicadores. Nos Estados Unidos, o Tri Glide Ultra Classic é oferecido em três opções de cores: Vivid Black, Dark Blue Pearl, and Red Hot Sunglo.
Fotos: Divulgação.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário