BMW patenteia sistema de recarga sem fio para motos
Fabricante alemã utiliza apoio lateral e plataforma no solo para efetuar a recarga da bateria da moto
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A BMW anunciou no final de 2019 que trabalha em uma motocicleta elétrica para o futuro e até divulgou imagens de um moto protótipo movida a eletricidade, a BMW E-Power Roadster, que utiliza componentes oriundos dos carros elétricos da fabricante.
Imagens de patentes reveladas no final do ano passado mostram que a marca alemã desenvolve não somente uma motocicleta elétrica, mas também um sistema inovador para a recarga da bateria.
Como a imagem acima mostra, o apoio lateral seria o condutor para levar a energia para a bateria. Para efetuar a recarga, basta o motociclista estacionar a moto e posicionar o apoio lateral sobre uma plataforma no solo.
Assim, a energia seria transmitida da plataforma para o apoio lateral, que conta com um transmissor para levar essa energia diretamente para a bateria, eliminando a necessidade de conectar a motocicleta a uma tomada, seja uma convencional ou uma de recarga rápida.
A tecnologia se assemelha ao conceito já utilizado por alguns modelos de smartphone, nos quais basta posicionar o aparelho sobre uma base para recarregar a bateria - dependendo do modelo, é possível até compartilhar a carga de um aparelho para outro do mesmo tipo.
O consumidor, no entanto, ainda deve esperar um bom tempo antes de ver uma moto elétrica da BMW e o sistema de recarga de bateria patenteado pela fabricante alemã desembarcarem no mercado.
Em entrevista ao site CycleNews, o chefe da BMW Motorrad, Dr. Markus Schramm, disse que uma moto elétrica da fabricante, voltada para o perímetro urbano, pode ser lançada daqui a cinco anos. Paciência é a palavra de ordem, portanto, para quem espera uma moto BMW elétrica.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário