BMW Motorrad apresenta a nova BMW R 1300 GS Adventure na Europa

BMW R 1300 GS Adventure chega com tanque de 30 litros e opção de câmbio automatizado

Por Thiago Dantas

A BMW Motorrad finalmente revelou a tão esperada R 1300 GS Adventure, a sucessora da icônica R 1250GS Adventure.

Essa nova aventureira chega com um motor boxer bicilíndrico, design renovado, tanque de 30 litros e uma série de recursos tecnológicos de última geração, tudo projetado para oferecer a melhor experiência de pilotagem em longas distâncias, seja em asfalto ou fora de estrada.

 


BMW R 1300 GS Adventure - Foto: Divulgação

 

Motor e design

No coração da R 1300 GS Adventure está o lendário motor boxer bicilíndrico, agora com potência de 145 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. 

O chassi foi completamente redesenhado, utilizando uma estrutura principal de chapa metálica de aço e uma estrutura traseira de treliça de alumínio, proporcionando maior rigidez e dirigibilidade. 

 


BMW R 1300 GS Adventure - Foto: Divulgação

 

O design também foi atualizado, com um tanque de combustível de alumínio de 30 litros que garante maior autonomia, os novos faróis de LED em “X” ganharam companhia de luzes adicionais e a moto conta agora com um perfil lateral mais largo para melhor proteção do piloto contra vento e frio. 

Além disso, o tanque permite a fixação de diversos itens para facilitar o transporte de bolsas e bagagens em acessórios disponíveis na rede de concessionárias BMW Motorrad.

Tecnologia

A R 1300 GS Adventure está repleta de tecnologia de ponta, incluindo suspensão eletrônica dinâmica, controle de altura adaptável, modos de condução aprimorados e um pacote completo de assistência ao piloto. 

O controle de altura adaptável oferece ajuste totalmente automático da altura do veículo para se adequar às condições de operação, garantindo o máximo conforto sem comprometer a dinâmica de pilotagem e a liberdade do ângulo de inclinação. A altura é reduzida em 30 mm quando parado e em baixas velocidades.

 


BMW R 1300 GS Adventure - Foto: Divulgação

 

Os modos de condução ‘Eco’, ‘Rain’ e ‘Road’ ganham companhia do exclusivo modo "Enduro", que otimiza a performance em terrenos off-road, e o

E outra grande novidade é o Assistente de Mudança Automatizado (ASA), uma transmissão automatizada que facilita as trocas de marcha, que está sendo oferecido como opcional na Europa. 

Este sistema oferece uma experiência de pilotagem mais suave e eficiente sem a necessidade de utilizar o manete de embreagem. Esse tipo de câmbio automatizado já é utilizado pela Honda, o famoso DCT, e que há pouco tempo, foi apresentado como conceito pela BMW e lançado agora na R 1300 GS Adventure. A Yamaha e KTM também estão explorando transmissões automatizadas, conforme divulgado recentemente. 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BMW Motorrad (@bmwmotorrad)

 

Ainda no quesito tecnologia, a nova R 1300 GS Adventure vem equipada com Controle de Cruzeiro Dinâmico (DCC) com função de frenagem de série. O Assistente de pilotagem oferece muito mais funções opcionais de fábrica, como Controle de Cruzeiro Ativo (ACC), Aviso de Colisão Frontal (FCW), Aviso de Mudança de Faixa e o novo Aviso de Colisão Traseira (RECW). O novo sistema Rear End Collision Warning (RECW) sinaliza uma colisão traseira iminente para o tráfego seguinte piscando as luzes de advertência de perigo com uma frequência mais alta.

A nova BMW R 1300 GS Adventure chega com visual diferenciado e muita tecnologia. Infelizmente, ainda não tem data confirmada para chegar ao Brasil.  

Mas, e aí? Você gostou? O que achou da nova BMW R 1300 GS? Deixe sua opinião nos comentários.

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br