BMW M 1000 RR é apresentada mais leve, com asas e mais potente
Nova versão da superesportiva da fabricante ganha a letra "M", elementos aerodinâmicos e mais potência para enfrentar rivais
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nesta quarta-feira (23), a BMW Motorrad apresentou na Europa a nova versão da superesportiva da marca, ainda mais voltada para as pistas. A BMW M 1000 RR - sim, a moto ganhou a letra 'M', tradicionalmente ligada à divisão de carros esportivos da fabricante, no lugar da letra 'S' - foi revelada com algumas novidades importantes.
Visualmente, os grafismos foram levemente modificados. Mas a principal novidade é a adoção de elementos aerodinâmicos nas extremidades da parte dianteira da moto. Das superesportivas atualmente vendidas, a da BMW é a segunda a contar com os elementos, seguindo o caminho da Ducati Panigale V4 R.
A moto também perdeu peso e agora pesa 192 quilos em ordem de marcha, contra os 197 quilos da S 1000 RR - só na nova ponteira de escape, fornecida pela Akrapovic, a redução foi de quatro quilos.
A BMW promoveu mudanças em componentes internos do motor, como câmara de combustão e pistões, entre outros itens. Com isso a M 1000 RR ganhou potência, entregando 215 cv a 14 mil giros no propulsor de quatro cilindros e 999 cm³ de cilindrada, contra os 207 cv a 13.500 giros da S 1000 RR.
Na eletrônica, a M 1000 RR é equipada com os modos de pilotagem Race Pro, que permitem uma série de ajustes finos nas configurações do motor, permitindo até editar a entrega de potência em cada marcha, por exemplo.
Os freios também passaram por mudanças e as pinças foram desenvolvidas em parceria com a Nissin, que trabalha com a BMW na equipe do Mundial de Superbike.
Os elementos aerodinâmicos que aparecem na M 1000 RR, aliás, devem aparecer provavelmente nas motos da fabricante para a temporada 2021 do campeonato - o Mundial de Superbike utiliza motos de produção como base e, portanto, deve existir uma versão para as ruas. A versão para as ruas chegou, agora é esperar a apresentação da moto da BMW para a temporada 2021 para ver os elementos aerodinâmicos na motos de Tom Sykes e Michael van der Mark, que se junta ao time no próximo ano.
A BMW M 1000 RR custa £ 31 mil na Grã-Bretanha, o que equivale a R$ 219 mil em conversão direta.
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