BMW lança a terceira moto M. Conheça a BMW M 1000 XR

Nova BMW M 1000 XR: A esportiva de longa distância que ccmbina potência e elegância

Por Thiago Dantas

A BMW Motorrad, apresenta o mais recente lançamento da família M, a BMW M 1000 XR. Este modelo é o terceiro da linha M, complementando a já renomada superbike M 1000 RR e a roadster M 1000 R.

O coração da BMW M 1000 XR é um motor em linha de 4 cilindros refrigerado a água, que é uma evolução da unidade de potência da S 1000 RR. Com impressionantes 201 cv a 12.750 rpm, o M XR oferece 31 cv a mais do que a S 1000 XR,. Além disso, seu torque máximo atinge 113 Nm às 11.000 rpm, e a rotação máxima do motor é de 14.600 rpm. Graças a uma relação de transmissão secundária mais curta e relações de marchas otimizadas,  aprimorando a aceleração e força de tração.

 

Aerodinâmica para maior estabilidade


BMW M 1000 XR - Divulgação

A nova BMW M 1000 XR foi projetada com foco na aerodinâmica, apresentando winglets na área dos painéis laterais dianteiros. Esses elementos não apenas proporcionam maior estabilidade em altas velocidades, mas também melhoram o desempenho nas pistas de corrida. A partir de aproximadamente 100 km/h, eles já geram uma força descendente aerodinâmica aumentando a carga na roda dianteira, aos 220 km/h essa carga chega ao peso de  em cerca de 12 kg.

 

Suspensão e Freios de Alto Desempenho


Potência de 201 cv a 12.750 rpm - Foto: Divulgação

 

A suspensão do M XR é de alto nível, com garfos invertidos de 45 mm de diâmetro na frente e um sistema de pistão-cilindro hidráulico separado. Uma característica adicional é o ajuste da base da mola do garfo em conjunto com o suporte de suspensão Dynamic Damping Control (DDC).

O sistema de freio do M XR é uma verdadeira obra de arte, desenvolvido com a experiência adquirida nos travões de corrida das máquinas de corrida de fábrica da BMW Motorrad no Campeonato Mundial de Superbike.


M 1000 XR é o terceiro modelo M da BMW Motorrad - Foto: Divulgação

 

 

As pinças de freio M possuem um revestimento anodizado azul e são acompanhadas por dois discos de freio de 320 mm e suportes de disco de freio em alumínio anodizado preto. O novo M XR já vem de fábrica com rodas de alumínio forjado, tornando-o mais leve.

Além disso, a M XR oferece Brake Slide Assist que permite que o piloto freie e consiga fazer curvas com um deslizamento constante.

 

O Pacote M Competition: Mais leveza e tecnologia

Para os amantes da tecnologia de corrida e aqueles que apreciam um toque de elegância, a BMW oferece o Pacote M Competition. 


Painel TFT Colorido - Foto: Divulgação

 

Este pacote torna o M XR 3 kg mais leve e inclui rodas M Carbon, peças M Carbon, como tampa da roda traseira com proteção de corrente integrada, painéis laterais, tampa da roda dianteira, tampa interna e tampa da trava de ignição/direção. Além disso, o pacote apresenta um sistema de apoio para os pés do piloto M totalmente ajustável, apoios para os pés do passageiro e o MGPS Laptrigger para uma experiência de pilotagem ainda mais refinada.

A BMW M 1000 XR traz potência, elegância e tecnologia para a estrada e para a pista. O que você achou dessa motocicleta esportiva de longa distância? Estamos ansiosos para saber a sua opinião. Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas impressões sobre a BMW M 1000 XR.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br