BMW M 1000 R: modelo inédito vem com 210cv e asas para grudar na pista

Com foco na esportividade, a BMW M 1000 R vem com suspensão otimizada e o motor mais potente montado em uma roadster da BMW Motorrad

Por Thiago Dantas

A BMW M 1000 R chega como segundo lançamento do modelo M da BMW Motorrad. A estratégia de introduzir a bem sucedida gama de alta performance dos automóveis nas motocicletas, surgiu em 2018 com o oferecimento de equipamentos especiais M e peças de desempenho M. Em 2020 surgiu a primeira motocicleta M, a BMW M 1000 RR. O modelo foi atualizado para 2023 e chega cheio de novidades, confira aqui. 


M 1000 R é o segundo modelo desenvolvido pela divisão esportiva da BMW - Foto: Divulgação

 

A BMW M 1000 R entrega desempenho, exclusividade e individualidade. A naked vem equipada com motor 4 cilindros em linha refrigerado a água modificado baseado na unidade de potência do S 1000 RR. A sua potência máxima é de 210 cv a 13.750 rpm, são 45 cv a mais que no S 1000 R. E o torque máximo de 113 Nm é gerado a 11.000 rpm, mas as rotações máximas alcançam 14.600 rpm. 

 

A maior tração da roda trasei ra em todas as marchas também é proporcionada por uma relação de transmissão secundária mais curta através do uso de uma roda dentada com 47 dentes. Além disso, as relações de transmissão da 4ª, 5ª e 6ª marchas são mais curtas, o que também beneficia o empuxo e a tração na roda traseira.


Motor de 4 cilindros em linha com 210cv - Foto: Divulgação

 

A aerodinâmica foi um ponto importante no desenvolvimento da BMW M 1000 R.  Por isso, a hypernaked recebeu aletas na área dos painéis laterais dianteiros com o objetivo de alcançar tempos de volta ainda mais rápidos na pista e a melhor estabilidade de condução possível em altas velocidades. A adoção das novas aletas proporciona um aumento de carga na roda dianteira de 11 kg a 220 km/h graças à força aerodinâmica gerada.


Detalhe na aerodinâmica com as aletas laterais - Foto: Divulgação

 

A suspensão invertida “all-black” de 45mm conta com base de mola ajustável em conjunto com DDC padrão e amortecedor de direção ajustável. Os Freios M estão disponíveis pela primeira vez em uma Roadster da BMW Motorrad pela primeira vez, são discos duplos com 320 mm e 5 mm de espessura. Os suportes de disco de freio são de alumínio anodizado preto. 


Painel de TFT - Foto: Divulgação

 

No quesito tecnologia, a BMW M 1000 R vem equipada com Brake Slide Assist que auxilia o motociclista ao frear e deslizar para a motocicleta para realizar a curva. Shift Assistant Pro para mudanças rápidas para cima e para baixo sem usar a embreagem. Modos de condução  "Rain", "Road", "Dynamic", "Race" e "Race Pro1-3". Controle de tração, controle anti-wheelie, controle de largada e muito mais! 

A naked vem com painel de TFT com 6,5 polegadas e oferece como opcional o pacote M Competition. Ela está disponível em duas opções de cores: Lightwhite não metálico / M Motorsport e Blackstorm metálico / M Motorsport que inclui o pacote M Competition.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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