BMW celebra 40 anos da família GS; relembre história da linha
Linha aventureira da fabricante alemã completa quatro décadas de existência
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Em 2020, a BMW celebra os 40 anos da família GS, que se consolidou como uma das linhas de maior sucesso da fabricante alemã e teve na R 1200 GS o modelo mais vendido da marca no Brasil e no exterior por anos.
Mas a história da família começa muito antes, em 1980, com a apresentação do primeiro modelo com a sigla GS, a R 80 G/S, fruto do trabalho de um time capitaneado por Karl Heinz Gerlinger, Laszlo Peres e Rudiger Gutsche. A sigla GS, aliás, é uma abreviação de 'Gelände Strasse', que significa campo e estrada, ou uso misto.
O modelo era equipado com um boxer de 797,5 cm³ de cilindrada, que ganhou o nome de 'Red Devil'. O propulsor oferecia números interessantes para a época: potência máxima de 50 cv a 6.500 rpm e torque de 5,7 kgfm a 4.000 giros. Além disso, a R 80 G/S trazia balança monobraço e transmissão por eixo cardã. O modelo foi para as competições e, em 1981, o francês Hubert Auriol venceu nada menos do que o Rally Dakar.
A R80 G/S ficou em linha até 1987 e foi sucedida pela R 1000 GS, que adotava pela primeira vez a suspensão traseira com o sistema Paralever, monobraço oscilante que incorporou o conceito de paralelogramo deformável, sendo até hoje o sistema de suspensão traseira de concepção mais avançada do mercado. Essa segunda geração perdurou até 1996, tendo recebido em 1993 a primeira suspensão dianteira Telelever, na qual cada uma das bengalas desempenhava uma função diferente, uma de amortecimento e outra de mola.
Em 1994, a BMW Motorrad lançou o motor de quatro válvulas e 1.100 cm³ de cilindrada na R 1100 GS, sucedida no ano de 1999 pela R 1150 GS. A R 1150 GS foi, aliás, a primeira GS a oferecer uma versão Adventure, em 2002.
Em 1994, foram criadas as primeiras monocilíndricas “Funduro” (fusão de “Fun” com “Enduro”) F 650 e F 650 ST, que foram produzidas até 2000. Tais modelos foram definidos pela marca como motos para o dia a dia e tinham como objetivo conquistar motociclistas que pretendiam dar os primeiros passos em motos feitas para encarar todo tipo de terreno. Os modelos também fizeram sucesso nas competições e a BMW venceu as edições 1999 e 2000 do Dakar.
Em 2000, a BMW Motorrad lançou a F 650 GS Dakar, com características mais adequadas para o off-road - o modelo seguiu em linha até 2008. Em 2009, a fabricante começou a produção de motos no Brasil com um modelo da família GS, a monocilíndrica G 650 GS - que teve o lançamento mundial da A versão Sertão teve lançamento mundial no Brasil em 2011 e também tinha perfil mais voltado para o fora de estrada, como o aro de 21 polegadas na roda dianteira. As bicilíndricas paralelas refrigeradas a água F 800 GS e F 850 GS sucederam a família G 650.
Em 2004, a BMW Motorrad apresentou a moto que seria um dos grandes sucessos da família aventureira da fabricante e que reinou como a mais vendida da marca por muitos anos: a R 1200 GS. A moto, claro, foi mudando ao longo dos anos e recebendo aperfeiçoamentos, como refrigeração líquida e recursos como luzes em LED, quickshifter, ABS atuante em curvas e painel TFT.
O modelo foi produzido até 2019, quando foi substituída pela R 1250 GS, que entre outros aperfeiçoamentos recebeu o ShiftCam, o comando de válvulas variável da BMW Motorrad - e o MOTO.com.br testou o modelo, que se mostrou de fato uma evolução em relação à R 1200 GS. Também no ano passado, a fabricante celebrou a marca de 60 mil unidades produzidas em na fábrica do Brasil com uma F 850 GS.
Para celebrar os 40 anos da família GS, a BMW Motorrad preparou um e-book, que está disponível para download em português.
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