BMW anuncia recall de 405 motos importadas entre 1996 e 2008

Famílias F, G, K e R comercializadas no Brasil podem apresentar problemas que vão desde a bomba de combustível ao sensor do sistema de freio ABS

Por Gabriel Carvalho

É proprietário de uma moto BMW importada para o Brasil entre 1996 e 2008? Sua moto pode estar entre as 405 unidades presentes no recall que a fabricante anunciou nesta semana. No período informado, as motos eram trazidas diretamente da Europa para o Brasil.

A produção em Manaus (AM) em parceria com a Dafra começou em 2009 com a G 650 GS. Em 2016, a BMW inaugurou sua própria linha de montagem no Polo Industrial da capital amazonense. Grande parte dos modelos não é mais fabricado ou comercializado no país atualmente.

A BMW afirma que alguns componentes podem apresentar inconformidades técnicas e não se descarta o risco de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes das motos e a terceiros. Os problemas são variados e vão desde falhas na bomba de combustível a trocas de chicote, passando por falhas no sensor de ABS e problemas no freio traseiro. 

Há modelos, como a K 1200 RS, com 40 unidades atingidas por problemas nos manetes de freio e embreagem, enquanto outros têm somente uma moto com problema, caso da naked R 1100R com falha no amortecedor dianteiro, que pode ocasionar, segundo comunicado oficial, perda de controle do veículo. 

A BMW Motorrad Brasil aconselha os proprietários das motocicletas envolvidas a entrar em contato com um concessionário autorizado da marca para agendar gratuitamente a verificação e, se necessário, o reparo.

Para verificar se a sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou, para mais informações, acesse o site www.bmw-motorrad.com.br e clique na opção Serviços e Acessórios, Recall e Consulta de Recall. Há ainda a possibilidade de falar com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas.

Os reparos desta campanha de recall podem ser agendados imediatamente. O tempo total estimado para os reparos é de até 2 horas (linhas F e G), e de 3 a 4 horas (linhas K e R).


Fonte:
Equipe MOTO.com.br / Agência Infomoto

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