Bajaj Freedom: Primeira moto movida a GNV do mundo
Chegou ao mercado a Bajaj Freedom, a primeira moto do mundo movida a GNV (Gás Natural Veicular). Conheça mais sobre essa novidade.
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Bajaj acaba de lançar a Freedom, a primeira motocicleta do mundo movida a GNV (Gás Natural Veicular). Com foco na economia e na sustentabilidade, a Freedom lançada no dia 2 de julho na Índia, pode funcionar tanto com GNV quanto com gasolina, a troca de combustível ocorre ao apertar um simples botão.
A Bajaj Freedom 125 se destaca pelo seu tamanho compacto e linhas simples. O tanque de GNV de 2 kg foi estrategicamente posicionado na área central da moto para otimizar a distribuição de peso, enquanto o tanque de gasolina de 2 litros fica acima e à frente, como em motos convencionais. Essa configuração garante um centro de gravidade mais centralizado.
A Bajaj Freedom 125 também conta com diversos recursos, como farol de LED (em algumas versões), painel de instrumentos digital com conectividade Bluetooth e o assento mais longo do segmento, segundo a fabricante.
A moto oferece ainda uma estrutura tubular treliçada robusta, além de suspensões com garfo telescópico na dianteira e monoamortecedor na traseira. O freio combinado é a disco na dianteira e tambor na traseira, na versão de entrada, o freio dianteiro também é a tambor.
Equipada com um motor monocilíndrico de 125 cc refrigerado a ar, a Freedom 125 entrega 9,5 cv de potência a 8.000 rpm e 9,7 Nm de torque a 5.000 rpm. Combinando a capacidade do tanque de GNV com o tanque de gasolina, a autonomia total da Freedom 125 chega a impressionantes 330 km.
O piloto pode alternar entre os combustíveis com o simples toque de um botão, garantindo tranquilidade e flexibilidade durante as viagens.
Com um preço inicial de Rs 95.000, algo em torno de R$ 6.200 na conversão direta, a Bajaj Freedom 125 se torna uma opção extremamente acessível para os consumidores indianos, especialmente considerando a economia de combustível que ela oferece.
Além disso, a utilização do GNV como combustíveis reduz significativamente as emissões de poluentes, tornando a Freedom 125 uma escolha mais sustentável para o meio ambiente.
Embora a Bajaj ainda não tenha confirmado a data de lançamento da Freedom 125 no Brasil, a expectativa é grande entre os motociclistas brasileiros que buscam por uma opção econômica e sustentável.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário