Número de mulheres motociclistas cresce no Brasil

Estudo feito pela Suhai Seguradora mostra que mulheres estão preferindo as motos como parte da sua rotina

Por Thiago Dantas

Um estudo recente da Suhai Seguradora, em parceria com a Scopo Consumer Insights, revela um dado animador: o número de mulheres que pilotam motos no Brasil cresceu 77% na última década. A pesquisa, que ouviu 2.410 mulheres habilitadas entre 18 e 65 anos, traça um panorama completo do universo feminino sobre duas rodas, desvendando as motivações, desafios e perspectivas desse público em ascensão.

 


Foto: Envato

 

Mais que um meio de transporte

Para 56% das motociclistas participantes da pesquisa, a moto já faz parte da rotina, sendo utilizada de uma a três vezes por semana. Os principais motivos para essa escolha são deslocamento (53%) e lazer (38%).

"A moto se tornou mais que um meio de transporte para as mulheres, representando liberdade, independência e empoderamento", afirma Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora. "Esse crescimento demonstra uma mudança significativa nas questões de gênero da mobilidade no país, desafiando estereótipos e conquistando novos espaços", completa.

Apesar do cenário promissor, o estudo também aponta desafios enfrentados pelas motociclistas. 47% delas relataram já ter sofrido algum tipo de sexismo no trânsito.

 


Foto: Envato

 

Ainda assim, a busca por praticidade, economia e eficiência no trânsito, cada vez mais congestionado nas grandes cidades, se mostra como um grande impulsionador da escolha pela moto.

Esse novo perfil de motociclista abre um leque de oportunidades para empresas e o mercado como um todo. 84% das participantes da pesquisa revelaram sentir falta de produtos e serviços pensados especificamente para atender às suas necessidades.

"As marcas precisam olhar com mais atenção para o público feminino motociclista", ressalta Janaína. "Há um grande potencial a ser explorado nesse mercado, desde o desenvolvimento de produtos específicos até a criação de campanhas e ações de marketing direcionadas", finaliza.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br