Bajaj é fabricante mais valiosa do mundo; marca vem ao Brasil em breve
Marca indiana, que é dona de parte da KTM e tem parceria com a Triumph, está se preparando para desembarcar em solo brasileiro
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Você provavelmente já ouviu falar da Bajaj, uma das principais fabricantes de motos da Índia. Além de produzir os próprios modelos, a marca é dona de 47,96% do Grupo KTM – as 200 Duke e 390 Duke que circulam por aqui são modelos produzidos pela Bajaj, por exemplo.
A Bajaj ainda tem uma parceria com a Triumph para a produção de modelos entre 300 e 600cc – o lançamento do primeiro fruto dessa parceria foi adiado para 2023, mas a união segue firme entre as duas marcas.
Na linha de motos da própria marca estão modelos de baixa cilindrada, que variam entre 100 e 400cc - a moto de maior cilindrada é a Dominar 400, que utiliza o mesmo monocilíndrico de 373 cm³ da KTM 390 Duke vendida no Brasil.
O que talvez surpreenda é o anúncio que a Bajaj fez através de um comunicado divulgado no primeiro dia de 2021: a fabricante indiana é a marca de motos mais valiosa do mundo. Segundo a Bajaj, o valor total da marca atualmente é de US$ 13,6 bilhões - cerca de R$ 71,33 bilhões em conversão direta.
Atualmente, a Bajaj conta com três fábricas na Índia e recentemente anunciou a construção de uma quarta unidade, que deve ser configurada para produzir modelos da KTM, da Husqvarna e os futuros modelos da parceria com a Triumph.
Se a Bajaj ainda é uma completa desconhecida para você que lê este texto, talvez a situação mude em breve, já que a fabricante deve chegar em breve ao mercado nacional – no ano passado, Waldyr Ferreira, até então diretor geral da Harley-Davidson para a América Latina, foi contratado pela Bajaj, dando uma amostra dos planos da marca para o Brasil.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário