Aos fãs da Americana Buell, ela renasce com dois novos modelos!
A Buell Motorcycles apresenta dois novos modelos durante o próximo Daytona Bike Week que promete mexer com o mercado!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Erik Buell, não tem mais nada a ver com a empresa que leva seu nome, o ex-engenheiro da Harley-Davidson e então fundador da Buell, agora lida com veículos elétricos em sua nova empresa a Fuell, que tem a e-bike Flluid-1S ( com dois L mesmo) e em breve deve lançar motocicletas elétricas.
Depois de retirar a Buell das cinzas, o empresário Bill Melvin já tem planos concretos para o futuro da empresa, começando com dois novos modelos a Super Touring ST 1190 e a Baja DR 1190, que serão apresentados no Daytona Bike Week, entre os dias 04 a 13 de março.
Desde 2020, Melvin detém os direitos da marca Buell mas, em fevereiro de 2021 anunciou grandes planos para reerguer a marca americana. Mas como tudo começou? E como o empresário Bill Melvin, que se habituou a comprar empresas falidas, levou a sério o desafio de retirar das cinzas a Buell e trazê- la de volta ao mercado?
A Buell Motorcycle Company fechou as portas em outubro de 2009. Apesar disso, Erik Buell, antigo engenheiro da Harley-Davidson que quis fundar uma marca própria com grande sucesso no início, continuou com os ideais da empresa em outro empreendimento criando a Erik Buell Racing (EBR).
Essa startup também teve vida curta, trazendo apenas dois modelos para o mercado num espaço de cinco anos. Completamente desvinculada da Harley-Davidson que chegou a ter 49% da Buell Motorcycle, a EBR naufragou no mercado e nas pistas em pouco tempo. É aqui que entra em cena um novo e importante empreendedor.
Surge então no horizonte a Liquid Asset Partners (LAP), uma empresa com sede em Michigan, que faz negócios comprando ativos de empresas falidas e lançando para compradores, com lucro obviamente.
Para Bill Melvin (o CEO da LAP), as marcas de motos Buell e EBR eram negócios interessantes na visão do empresário e quando surgiu a chance de comprar o nome Buell da Harley-Davidson, a LAP não hesitou, e a Buell Motorcycles nasceu de novo.
Em fevereiro do ano passado, em um comunicado de Imprensa, Melvin anunciou com orgulho:
“Estamos empolgados em trazer a Buell de volta com esta incrível variedade de superbikes e motos de alto rendimento. Vamos começar com as motos de produção americanas mais rápidas do mundo construídas a mão nos EUA.”
Em março a nova Super Touring 1190 e a nova Baja DR (Dune Racer) estarão presentes no famoso Bike Week de Daytona. Ambas querem ser as motos mais rápidas da sua classe, reforçando a Buell o plano de lançar dez novos modelos (Trail, Dual-Sport, Touring e Cruiser) até 2024.
A princípio os motores serão próximos da conhecida arquitetura V2 do motor 1.190 de 185 cv da EBR 1190, mas o fabricante quer expandir sua gama para incluir motores de média e pequena cilindrada.
“Quando todos os modelos forem lançados, Buell terá quatro motores diferentes”, Declarou Melvin. Um modelo com motor elétrico também está em testes na empresa.
A Super Touring 1190 deve ter mais de 130 Nm, com 185 cv e assim ser uma moto de turismo muito rápida. Com o chassi Buell conhecido, a ST 1190 quer competir com nomes fortes como a Kawasaki H2 SX, KTM 1290 Super Duke GT e BMW R 1250 RS. A Buell quer produzir e entregar o novo modelo a partir do segundo semestre..
O modelo Baja DR é inspirado nas motos do campeão de “subida de montanha” Logan Cipala, possuindo uma característica técnica única dessas motos: uma distância entre eixos ajustável.
O braço oscilante da Baja DR é ajustável, de 168 a 177 mm. No entanto, não é utilizado o conhecido quadro de alumínio fundido da Buell, mas sim um novo quadro tubular com um ângulo de direção de 63,25 graus e uma altura de assento de 940 mm – muito alta portanto.
O motor da Baja DR deverá ter 175 cv e pouco mais de 130 Nm de torque. A DR será a primeira Buell para uso off-road, e a sua produção está prevista para começar em 2023.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário