A evolução é bem vinda mas, estou ficando com medo!

Você pensou que chegaríamos ao ponto de se preocupar com esse tipo de coisa? Motos, carros e tudo mais?

Por Trinity Ronzella

 

Esse é um assunto que, sinceramente, nem sei por onde começar…

A evolução das “coisas" está acelerada  demais! Moto que não cai, carro estaciona sozinho, veículos elétricos que emparelha celular, toca música, fala com vídeo, Wi Fi no carro, caminhões que são bloqueados remotamente,…ops! Espera um pouco…Se consegue bloquear o caminhão remotamente…

A espanhola Nuuk Cargopro é o primeiro “veículo ciberseguro” do mundo! Detalhe: nem sei se esse termo existe ou está certo mas, acho que deu para entender o significado, e só! Eu ainda não entendi…vamos lá, me ajuda e no final concluímos.

Bluetooth, GPS, Airbag, chamada de emergência, chave inteligente, concierge, conectividade de dispositivos móveis e outras inovações mais,  estão nos tornando cada vez mais on-line e, por outro lado, aumentando nossa vulnerabilidade.

 

Foto: Divulgação

Viajando para Nova Zelândia, na final do GS Trophy em 2020, no aeroporto de Buenos Aires perdi o acesso a minha conta do Instagram num estalar de dedos! Sem entrar em detalhes mas foi simples assim, do nada…e nunca mais…perdi a conta com 5 mil seguidores e, onde faria a divulgação do Trophy! Foi o caos! 

Voltando…

Os veículos elétricos também têm a facilidade de se conectar com tudo e serem rastreados, armazenar dados, fotos, enfim, vai longe, e cada dia mais “vantagens" surgem devido à concorrência e evolução.

 

Devido a isso, a UNECE ( Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) desenvolveu o regulamento de segurança cibernética para veículos, o UNECE/R155 que, "se liga", estabelece os requisitos mínimos de segurança cibernética que um veículo deve atender.Que por sinal está em vigor, desde Janeiro de 2021! SIMMMM! Um ano atrás! 

Essa regulamentação exige que, carros, ônibus, caminhões, vans, trailers e motorhomes, atendam os requisitos mínimos a respeito.

-Ah, legal! Não tem moto!

 

Foto: Divulgação

Mas… a empresa EuroCybcar, um passo à frente, quis fazer o teste com uma motocicleta para ver o que pode acontecer, e como se prevenir a respeito. Como uma motocicleta deve ser preparada se tiver um mínimo de conectividade?

Pois o escolhido foi o Nuuk Cargopro que, devido a isso, se tornou o primeiro “veículo ciberseguro” do mundo, passando nos testes criados pela norma UNECE/R155 que está de acordo com os procedimentos e metodologia ESTP (EUROCYBCAR protocolo de teste padrão).

Já deu uma “clareada" no que é? E o que vem por aí? Mas continua, que é interessante… ou apavorante…sei lá!

 

Devido a isso, a NUUK Mobility Solutions se tornou a primeira empresa automotiva do mundo a oferecer um veículo com certificado de cibersegurança veicular. E quem audita se está tudo ok e dá a certificação que vale três anos, é a AENOR (Associação Espanhola de Padronização e Certificação)! A coisa lá fora é séria! Pelo menos parece!

Estou curioso e você deve estar também mas, em tempo de COVID 19 e algumas variantes mais, onde enfiam um cotonete quilométrico na nossa narina e fica sambando lá dentro, como será que são feitos esses testes, e quais são eles para esse modelo ser aprovado? Pois o tecnológico cotonete não vai funcionar…

 

Foto: Divulgação

A metodologia  inclui três testes realizados no laboratório da Eurocybcar, no norte da Espanha, na cidade de Vitoria. São eles:

Acesso Físico:  Vai checar se algum desses “nerds" do mal, ou "cibercriminosos" , podem manipular ABS ou direção usando a porta OBD ( aquela onde as oficinas passam o scanner para checar problemas), ou ainda, se um vírus  que paralisa o sistema do veículo e coloque vidas em risco, pode ser inserido pela porta USB. ( igual dos caminhões que sabem tudo o que acontece durante a viagem)

Acesso Remoto:  Analisam conexões Bluetooth, Wi-Fi ou o sistema sem chave, para saber se a segurança do veículo ou os dados privados do usuários estão vulneráveis!

Teste de Aplicativos: Checam a vulnerabilidade dos que já vem com o veículo e os oficiais da marca que os proprietários baixam nos celulares para controlar alguns “mimos”, como aquecer o carro antes de chegar nele… mas vai mais longe. A gama de informações que esses apps armazenam vai muito além. Rotas, autonomia, alertas, enfim…é muita coisa que, se cair em mãos erradas, podem ser usadas para o mal.

 

Bom, se chegou aqui, deve estar pensando: “onde isso vai parar?”

Não faço ideia do rumo que tomaremos mas, uma coisa eu sei, não vou vender minha moto carburada e sem eletrônica tão cedo… e, se alguém pedir para carregar o celular na USB do carro, vou dizer que não está funcionando…vai que…

Boa sorte para nós!

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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