Um rolezinho tranquilo de off com as Bigs

A região do sul de minas, divisa com São Paulo é incrível! Quando menos se espera, aparece uma surpresa!

Por Trinity Ronzella

Depois de tantos dias de chuva, monitorando o tempo, uma janela se abriu e, no sábado, decidi ir dar um passeio por estradas de terra entre os estados de SP e MG. O único amigo que se animou foi o Alexandre de Ribeirão Preto. Rodou 200km para me encontrar, tomamos um café na sede social do Crubinho e partimos com destino incerto, mas tínhamos um objetivo: Relaxar , comer bem e se divertir.

Foto: Trinity Ronzella - Paisagem KTM e BMW

Um rolê desses exige cuidado pois, normalmente as chuvas destroem as estradas! Pedras rolam, poças surgem, erosões se formam e por aí vai, mas, os pontos positivos também existem: não tem poeira e, onde tem areia que dava trabalho, ela está compactada.

Nosso objetivo era achar algum lugar para comer e voltar, sem compromisso em escrever matéria, tirar foto, filmar, enfim…relax.

Saímos da região de Mogi Guaçu (SP) por estradas vicinais que conheço bem, com a proa voltada para Jacutinga, já em Minas Gerais.

As estradas estavam ótimas, exigindo atenção e cuidado pois, mesmo conhecendo, surpresas sempre podem surgir, e surgiram.

Uma curva para esquerda, fechada por bambuzais dos dois lados, criou uma sombra e, bem na curva, acumulou água, virando lama. Estava liso e cheio de canaletas, mas com cuidado e devagar, passou.

Foto: Trinity Ronzella - Surpresas pelo caminho

Todo trecho em subida e descida, ou seja, 90% do trajeto, tinham erosões. Grandes, médias, pequenas, em duplas, individuais, enfim, para todo gosto. Nessa hora o importante é “ler" o terreno, decidir o caminho e seguir no embalo, se deixar para decidir na hora e ficar olhando na roda da frente, as chances de problemas aumentam. Passamos várias delas!

Foto: Trinity Ronzella - Igreja em Sapucaí

Importante salientar que, as duas motos estavam com pneus apropriados, ou seja, não originais e mais voltados para o Off Road, o que fez muita diferença.

Paisagens, construções históricas, lugares isolados, pessoas prestativas e praticamente ninguém nas estradas! Esse é um dos motivos que gosto de rodar por estradas de terra, baixo movimento!

Foto: Trinity Ronzella - Igreja na Rota 32

Bom, rodamos até Jacutinga onde, logo que entramos na cidade como quem vem de Pinhal, já pegamos  a direita,  rumo para sair em direção a Sapucaí, por terra obviamente.

Rodamos um pouco por terra, paramos numa bifurcação e pedi informação para um carro que chegou em seguida. A curiosidade é que, ao explicar um caminho, ele citou: “passa o Zé da Rã e segue”. Aquilo ficou na minha cabeça e, falando com o Ale, decidimos conhecer o tal do Zé da Rã. Rodamos alguns quilômetros e lá estava um plaquinha muito modesta, pequenina que, depois de interpreta-la mal, seguimos até Eleutério para perceber o erro. A entrada é um portão de grade que, passando de moto, não associaria com um lugar para comer. Voltamos e achamos o portão com um interfone. Depois de interfonar, um senhor veio abrir e seguimos para o restaurante!

Foto: Trinity Ronzella - Zé da Rã com Marquinho e "Bafinho"

O Zé da Rã está localizado no Bairro do Machado, município de Jacutinga (MG). Para, toca o interfone e, quem abre o portão é o Sr. Aparecido, quem pega e faz a rã é a Dona Diamara, quem serve e bate papo, é o Zé da Rã, filho dos dois. Estão a 25 anos no local e servindo os sortudos que chegam até lá. A rã é criada por eles mesmo, pegam e fazem na hora! Além disso, ainda podem servir Frango Caipira e Tilápia. A dica é ligar antes e pedir o que desejam, pois se pedir a rã, vem só ela. Se quiser arroz e outras coisas, tem que pedir. O contato estará no final do texto. Não tem segredo chegar, está a quase 5 km do asfalto e tem a localização no Google, só escrever Zé da Rã, Jacutinga. Vá, eles atendem todos os dias!

Foto: Alexandre Veloso  - D. Diamara

Detalhe, no local se encontravam duas pessoas de Monte Sião, que nos rendeu um bom papo, conhecidos como Marquinho e "Bafinho", já combinamos que na próxima vamos avisá-los para ir comer rã novamente! Atenção, lá não aceita cartão, pix, dolar, euro, ou criptomoeda, são super simples, dinheiro é o recomendado, aprendemos na marra! Mas, isso é outra história!

Foto: Alexandre Veloso - Porção de Rã - pode pedir uma para cada um!

Saímos de lá e seguimos de volta para Mogi Guaçu, por terra mesmo, fomos pela Rota 32, conhecida na região e muito percorrida por bikers, por isso, cuidado nos finais de semana!

A estrada de terra está boa e as paisagens justificam o roteiro, tem até uma igreja histórica na  margem da estrada, além de várias pontes, fazendas, subidas, descidas, enfim, perfeito!

Rodamos no dia aproximadamente 100km, sendo 90 km de terra. Velocidade de passeio, entramos dentro de uma pedreira, enfim, diversificado!

Foto: Trinity Ronzella - KTM e BMW Sapucaí

Anota aí o telefone do Zé da Rã: 19-98302-4229.

E fica com a sugestão de rota aí: