Suzuki 125cc: A pequena que surpreende
O internauta José Carlos de Oliveira conta como sua YES se comportou numa viagem de 884km.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
Após algumas semanas de planejamento, eu e mais dois amigos resolvemos fazer uma pequena viagem de moto pelas cidades do interior e sertão de Pernambuco. Eu e minha Suzuki Yes 125cc somávamos aos outros dois amigos que possuíam uma Honda Bros 150cc e uma Yamaha XTZ X 250cc.
Entre muitas coisas que marcaram nossa viagem, destaco a frase: “Você não vai conseguir. A Suzuki Yes é muito pequena pra uma viagem dessas!”. A viagem tinha como ponto de saída a Cidade de Recife/PE e como destino final a Cidade de Triunfo, interior de Pernambuco. Isso corresponde a uma distância de 884 Km, ida e volta, para ser percorrida em dois dias.
Nosso objetivo era sair no dia 19/12/2009 as 06:00h e chegarmos ao destino as 17:00hs, isso por causa das paradas para reabastecimento, alimentação e falta de confiança depositada em minha pequena Suzuki Yes 125. Retornaríamos no dia seguinte cumprindo o mesmo horário.
Para surpresa do grupo e minha satisfação, conseguimos chegar as 14:00h, ou seja, com três horas de antecedência. Fui colocado na frente do grupo para determinar a velocidade e as paradas, pois ninguém queria forçar a minha pequena guerreira. Mantendo uma média de 90km/h nas retas e de 70km/h nas subidas, surpreendi o grupo e chegamos antes do previsto.
Isso não foi suficiente para convencê-los da garra dessa pequena, por isso me desafiaram a percorrer uma grande trilha com buracos, pedras e muito barro para chegarmos ao Pico do Papagaio, o lugar mais elevado de Pernambuco com 1.260 metros de altitude. Mesmo com certo receio, aceitei o desafio e subimos rumo ao Pico do Papagaio. Após cerca de 10 km de subida e estrada esburacada, chegamos ao topo do monte. Todos se curvaram a minha guerreira. Retornamos à Cidade de Triunfo, demos descanso ao corpo e às motos.
Dia seguinte, pegamos a estrada rumo a Recife, local de partida. Apesar de fortes ventos, chegamos antes do previsto e mais uma vez tendo a pequena Suzuki como destaque de grande garra e confiabilidade. A Suzuki é, sem dúvida, a pequena que surpreende!
Dados importantes do desempenho da Suzuki Yes 125cc nessa viagem:
Autonomia: 36,8 Km p/L;
Velocidade máxima em retas: 110 Km/h
Velocidade máxima em decidas: 120 Km/h
Dificuldade: subidas, velocidade cai para 70 Km/h.
O “motonauta” José Carlos de Oliveira participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário