National H.O.G Rally 2018: experiência única aos admiradores de Harley

Encontro nacional de donos de Harley-Davidson reuniu cerca de 1.200 pessoas e 700 motocicletas em Balneário Camboriú, Santa Catarina, no feriado de 1° de maio

Por Alexandre Ciszewski

Fomos convidados pela Harley-Davidson do Brasil para participar de um dos eventos mais importantes da marca por aqui: o National H.O.G. Rally 2018, o encontro de donos de Harley-Davidson do Brasil. Uma das curiosidades para o evento deste ano consiste na comemoração de 35 anos do Harley Owners Group, criado em 1º de janeiro de 1983.

Neste ano, o local escolhido pela Harley-Davidson foi a cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Como é de praxe, os diversos Chapters do H.O.G Brasil, ou seja, os proprietários de Harley-Davidson filiados ao H.O.G de cada concessionária brasileira (cada concessionária Harley-Davidson conta com uma unidade do H.O.G, e esta unidade é chamada de Chapter, ou seja, uma representação local do H.O.G – Harley Owners Group), deslocaram-se com suas motocicletas Harley-Davidson de suas cidades até o Infinity Blue Resort & Spa, resort escolhido para a confraternização deste ano.

No feriado prolongado de 1º de maio (entre 28 de abril e 1º de maio), a cidade catarinense de Balneário Camboriú, um dos destinos turísticos mais cobiçados do País e detentor de belas praias e paisagens, recebeu cerca de 1.200 pessoas e pouco mais de 700 motocicletas, para deixar aceso o espírito do Harley Owners Group: “Ride and Have Fun”, ou seja confraternização, amizade, família e diversão são algumas das palavras mais recorrentes para definir o estilo de vida único.

A Harley-Davidson do Brasil visa estimular sempre a união entre as pessoas e trabalha constantemente para que seus clientes possam explorar novos destinos com suas motocicletas Harley-Davidson, desbravando estradas Brasil afora, faça chuva ou faça sol. Esse é o verdadeiro desejo de quem é membro do H.O.G. e está sempre em busca da liberdade, vivenciando novas histórias ao som do vento e da natureza.

Além do MOTO.com.br, outros veículos da imprensa especializada também foram convidadas para o National H.O.G Rally 2018. Sendo assim, de acordo com a divisão da Harley-Davidson, alguns jornalista se deslocaram de São Paulo até Balneário Camboriú pilotando motocicletas H-D, enquanto outros, meu caso, deslocaram-se de avião, com a volta para São Paulo programada para ser realizada ao guidão de uma máquina Harley-Davidson.

Chegando no resort já foi possível notar a atmosfera do "Mundo Harley-Davidson" que iríamos respirar durante os próximos dias. Cada membro H.O.G participante do evento recebeu um "Kit de Boas-Vindas", com direito a caneca, camiseta, mochila, "dog tag" e botons do H.O.G 2018 e comemorativo de 35 anos. 

Todas as atividades foram programadas pensando nos clientes participantes e aproveitando tudo o que a região do litoral norte de Santa Catarina oferece, além de contar com muito rock’n’roll, gastronomia de alta qualidade, atividades e brincadeiras com motos, desfile pela cidade e muita celebração do estilo de vida inigualável que só uma marca emblemática com 115 anos de história como a Harley-Davidson pode oferecer.

No primeiro dia do evento, sábado, 28 de abril, os motociclistas foram recebidos com muita festa e descanso para quem percorreu muitos quilômetros da cidade de origem até chegar ao local do evento. No dia seguinte, tempo livre para curtir as piscinas do hotel, e quem quisesse sair com suas motocicletas pela região para descobrir os encantos de Balneário Camboriú (SC). Após o almoço, uma bela pool party, ou seja, uma confraternização na piscina do Infinity Blue Resort & Spa com muita comida, bebida muito rock’n’roll. O período da noite de domingo ficou reservado para a grande festa do evento. Além de um grandioso jantar, todos os clientes participaram de uma festa à fantasia temática dos anos 1980. 

Na segunda-feira, emenda do feriado, ocorreu, logo pela manhã, o tradicional desfile de motocicletas, chamando a atenção de todos com o ronco inconfundível dos motores que equipam as mais de 700 motocicletas Harley-Davidson até o Kartódromo Internacional Beto Carrero, ao lado do famoso parque de diversões. Durante o desfile, mais do que nunca, é possível observar a paixão dos donos de Harley-Davidson pela marca. 

Além da foto oficial de todos os participantes, foi realizado no local um almoço, a cerimônia de agradecimento aos H.O.G Chapters e ainda um show de destreza dos participantes com suas motocicletas nos Motor Games, atividades e brincadeiras com motos promovidas todos os anos no evento.

“A Harley-Davidson tem o compromisso de ajudar a realização dos sonhos de liberdade individual de seus clientes e também dos entusiastas da marca. E, para atingir esse objetivo, além de oferecer motocicletas fantásticas, uma linha completa de peças e acessórios para customização e itens de GM (MotorClothes®, Riding Gear e Collectibles), a companhia busca promover no Brasil eventos em que os clientes possam celebrar o espírito de irmandade que norteia a história da Harley-Davidson, e vivenciar esta paixão junto de amigos e da família”, endossa Flávio Villaça, gerente de Marketing da Harley-Davidson.

Porque o que importa não é o destino, mas sim, os caminhos e as histórias vivenciadas ao lado das pessoas que realmente importam, e a paixão pelo motociclismo e pela Harley-Davidson que se passa de geração para geração.

Finalmente, o dia 1º de maio, terça-feira, feriado internacional para celebrar o Dia do Trabalho, ficou reservado para retornar em segurança para casa, levando na bagagem muitas histórias novas de mais um grande evento. Acordamos cedo, por volta das 6h30, tomamos café da manhã e realizamos o check out do hotel, partindo por volta das 7h30. A moto designada para o retorno a São Paulo, com a qual percorri mais de 620 km, foi a bela imponente CVO Limited edição especial de aniversário de 115 anos da Harley-Davidson.

Não tem como negar, é uma motocicleta linda, que chama a atenção por onde passa, isso sem falar no conforto. Seu assento mais parece uma poltrona, contando inclusive com aquecimento. O luxo e conforto aparece também nas manoplas, que são cromadas e emborrachadas para não cansar as mãos em uma longa viagem e, muito importante para os dias mais frios, conta com aquecedor.

Quem pensa que Harley-Davidson não conta com tecnologia está terrivelmente enganado. O modelo topo de linha, edição de aniversário, customizado pela fábrica é vendido a R$ 169.900 e oferece muitos atrativos, como acessórios e acabamento exclusivos, além do motor Harley-Davidson V-Twin mais poderoso já oferecido de fábrica, e somente disponível na CVO: Milwaukee-Eight Twin Cooled 117 de 1.923 cm³ de capacidade.

Esbanjando peças cromadas e estilo clássico, a 115th Anniversary CVO Limited conta com um sistema de Infotainment com tela colorida sensível ao toque e sistema de navegação integrado. Além do GPS, o equipamento oferece outras funções, entre elas, conferir a pressão dos pneus ou encontrar a concessionária da marca mais próxima, posto de combustível quando está acabando a gasolina. Tudo em português. Há ainda a opção de “parear” o celular via Bluetooth para atender chamadas e escutar música.

Os punhos estão cheios de comandos e funções (sem falar do "touchscreen") para controlar as funções da central multimídia. É possível procurar uma estação no rádio ou trocar de faixa musical, aumentar o som; como também habilitar o piloto automático (cruise control - muito útil para viagens de longa distância) e o sistema de comunicação entre piloto e garupa. Tudo sem tirar as mãos das manoplas.

Pegando a BR-116 (Régis Bittencourt), é possível notar todo o conforto e ao mesmo tempo toda a força bruta desta Harley-Davidson. Estamos falando aqui de 17,23 kgf.m de torque a apenas 3.500 rpm. É muita força. A motocicleta se mostra muito esperta e ágil, para seu tamanho e peso (411 km, a seco), com retomadas mais que vigorosas. Para melhorar ainda mais o prazer e o conforto na pilotagem, a moto conta com pedaleira plataforma e avançada, isso sem falar no encosto lombar, que ajuda a manter boa ergonomia durante horas na estrada. Mesmo com minha estatura baixa, 1,70m, não encontrei qualquer dificuldade na pilotagem da motocicleta. Tudo é questão de prática e jeito para lidar com o peso desta H-D, principalmente em baixas velocidades.

Como fui de avião para Balneário Camboriú (SC), na volta precisei me virar para levar minha bagagem na Harley-Davidson. Sem problemas! Para transportar a bagagem, a 115th Anniversary CVO Limited conta com dois saddlebag (bolsas laterais) e um top case (baú). No total é possível transportar 132 litros. Detalhe: no grande compartimento traseiro há espaço suficiente para acomodar dois capacetes fechados e outros objetos. Inclusive ainda pude ajudar o colega Guigo Pinheiro, do Canal Motorama, transportando mochilas que não couberam na Road Glide que ele estava pilotando na volta para São Paulo.

Com seu tanque com capacidade para 22,7 litros de combustível, a autonomia está garantida para rodar mais de 400 km. Além do conforto e do bom desempenho do motor, a ciclística merece destaque: suspensões dianteira e traseira são de alto desempenho, contando com ajuste de pré-carga manual, e os freios, a disco Brembo com ABS, dão conta do recado, tornando a motocicleta bastante segura até mesmo nas frenagens com o solo molhado (Freios Reflex Linked Brembo com ABS Padrão).

Realizamos, no total, cinco paradas durante o trajeto Balneário Camboriú (SC) - São Paulo (SP), das quais em apenas duas precisei realizar o reabastecimento (na segunda apenas para garantir que não ficaria sem gasolina). No grupo que estava viajando, com mais três jornalistas, havia motocicletas com tanque de menor capacidade que precisaram de mais reabastecimentos.

Seja na reta, ou nas curvas, a Harley-Davidson 115th Anniversary CVO Limited mostrou-se uma excelente companhia na estrada de volta a São Paulo, com câmbio de seis marchas. O que tornou a viagem ainda mais prazerosa foi o sistema de áudio BOOM! Box 6.5 GT, no qual pluguei meu iPod e fui escutando minhas músicas favoritas em alto e bom som durante todo o caminho. Foram aproximadamente 11h de viagem, contando todas as paradas.

Explico: às 16h já estávamos a apenas 100 km de São Paulo. Porém, por conta dos diversos pedágios, que as motos precisam pagar na Régis Bittencourt, perdemos muito tempo pois eles estavam sempre lotados, sem cabines exclusivas para veículos de duas rodas (lembrem-se de tomar cuidado com as manchas de óleo nas cabines), na volta de feriado. Nesses últimos 100 km pegamos muito trânsito e precisamos até mesmo utilizar o corredor. Apesar do seu tamanho todo, na estrada, foi possível passar entre os carros sem quaisquer problemas.

Harley-Davidson 115th Anniversary CVO Limited, a motocicleta mais cara da marca no Brasil, tem muito charme, luxo e conforto. Uma obra de arte em duas rodas para privilegiados.

Veja o vídeo do Canal Motorama:


Ficha Técnica - Harley-Davidson 115th Anniversary CVO Limited

MOTOR

  • MOTOR Motor Milwaukee-Eight® 117 Twin-Cooled™
  • DIÂMETRO DO CILINDRO 103,5 mm
  • CURSO DO ÊMBOLO 114,3 mm
  • CILINDRADA 1.923 cc
  • TAXA DE COMPRESSÃO 10,2:1
  • SISTEMA DE COMBUSTÍVEL Injeção eletrônica de combustível por portas sequenciais (ESPFI)
  • ESCAPAMENTO Duplo, com transversal

DIMENSÕES

  • COMPRIMENTO 2.600 mm
  • ALTURA DO ASSENTO, SEM PESO 760 mm
  • DISTÂNCIA MÍNIMA DO CHÃO 125 mm
  • ÂNGULO DE INCLINAÇÃO (COLUNA DE DIREÇÃO) (GRAUS) 26
  • TRAIL 170 mm
  • DISTÂNCIA ENTRE OS EIXOS 1.625 mm
  • PNEU DIANTEIRO, ESPECIFICAÇÃO BW 130/80B17 65H
  • PNEU TRASEIRO, ESPECIFICAÇÃO BW 180/65B16 81H
  • CAPACIDADE DE COMBUSTÍVEL 22,7 l
  • CAPACIDADE DE ÓLEO (C/FILTRO) 4,7 l
  • PESO, CONFORME EXPEDIDO 411 kg
  • PESO, EM BOAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO 428 kg
  • CAPACIDADE DO BAGAGEIRO - VOLUME 0,132 m³

DESEMPENHO

  • MÉTODO DE TESTE DO TORQUE DO MOTOR EC 134/2014
  • TORQUE DO MOTOR 17,23 kgf.m
  • MOTOR E TORQUE (RPM) 3.500
  • ÂNGULO DE INCLINAÇÃO, DIREITA (GRAUS) 34,3
  • ÂNGULO DE INCLINAÇÃO, ESQUERDA (GRAUS) 33,4

ACIONAMENTO

  • ACIONAMENTO PRIMÁRIO Corrente, relação 34/46
  • RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 1ª (GERAL) 9,593
  • RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 2ª (GERAL) 6,65
  • RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 3ª (GERAL) 4,938
  • RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 4ª (GERAL) 4
  • RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 5ª (GERAL) 3,407
  • RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 6ª (GERAL) 2,875

CHASSI

  • RODA DIANTEIRA, TIPO Slicer preto brilhante e cromado contrastante
  • RODAS, TIPO TRASEIRA Slicer preto brilhante e cromado contrastante
  • FREIOS TIPO CÁLIPER Dianteiro e traseiro fixado com 4 pistões 32 mm

BATERIA

  • LUZES (DE ACORDO COM NORMAS NACIONAIS), LÂMPADAS INDICADORAS Farol alto, luzes de funcionamento diurno, luzes de funcionamento diurno no para-lama dianteiro, setas, pressão baixa no óleo, diagnóstico do motor, acessório, alto-falantes, piscas, sistema de segurança, indicador de marcha, bateria, aviso de combustível baixo, controle de velocidade de cruzeiro, ABS, indicador de quilometragem restante com tanque atual, indicador de farol de neblina/lanterna auxiliar, indicador do sistema de monitoramento da pressão dos pneus
  • MEDIDORES - Medidores custom estilizados para complementar cada veículo CVO. Visor apresenta odômetro, percurso A, percurso B, quilometragem restante para esvaziar e indicador de marcha, além de indicadores de condição maiores

INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO

  • SISTEMA DE INFORMAÇÃO E LAZER Boom!™ Box 6,5GT
  • WATTS POR CANAL 75
  • ALTO-FALANTES 4
  • TAMANHO DOS ALTO-FALANTES Stage I
  • ESPECIFICAÇÕES DOS FONES DE OUVIDO (SE INSTALADOS) Boom Audio Wireless Headset
  • AM Padrão
  • FM Padrão
  • IDIOMAS Inglês (EUA/Reino Unido), alemão, espanhol (México/Espanha), francês (Canadá/França), italiano, português europeu
  • TELEFONE CELULAR HANDS-FREE (VIA BLUETOOTH) Atualização de P&A, conexão com fones de ouvido obrigatória
  • IDIOMAS DO RECONHECIMENTO DE VOZ: APENAS FUNÇÕES DO CELULAR Inglês (Reino Unido)
  • TELA DE INFORMAÇÕES DO VEÍCULO (TEMPERATURA AMBIENTE, PRESSÃO DO ÓLEO E EITMS) Padrão
  • USB USB/MTP/iPod/iPhone
  • BLUETOOTH Celular/dispositivo compatível

    PREÇOS ANNIVERSARY COLOR R$ 169.900

Texto: Alexandre Ciszewski
Fotos: Divulgação/Guilherme Veloso e Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br