Diário de bordo: viagem para Gramado

Confira o relato de uma aventura vivida pelos integrantes do Stilo Nosso MC.

Por Leandro Alvares

O MOTO.com.br abriu, no mês passado, um espaço especial para os motociclistas estradeiros contarem as suas aventuras mais marcantes, fossem elas realizadas pelas rodovias do Brasil ou de outros países.

Aproveitando este canal, o Stilo Nosso MC, um moto clube da cidade de São Paulo, encaminhou vários episódios vividos pelo grupo. O primeiro relato registrado aqui aconteceu em setembro de 2005, com destino a Gramado, no Rio Grande do Sul.

Confira os detalhes da viagem, contados pelo presidente da organização, Leandro “Tutu”:
 
O início da expedição ocorreu numa manhã de domingo, quando eu e os integrantes do moto clube saímos de São Paulo pela Regis Bittencourt. Rodamos 430 Km, a estrada até Joinville estava em fase de duplicação e exigia muita atenção. Nos hospedamos no Hotel Ibis, onde tivemos boa estadia, conforto e bom preço.

Joinville é considerada a maior cidade em números de habitantes do Estado de Santa Catarina, no entanto tornou-se um município bem capitalista, com problemas de cidade grande.

Na terça-feira pela manhã, saímos do primeiro ponto de parada e seguimos pela BR 101 para Gramado. Foram mais 770Km rodados, sendo que parávamos sempre a cada 200 Km para abastecer e descansar.

A estrada BR 101 também não é uma das melhores, de Joinville até Florianópolis é duplicada e conservada. O trecho de Floripa possui muitos buracos e necessita de muita atenção, pois diversos pontos são de pista única e as carretas dificultam nas ultrapassagens, exigindo muito torque da moto. Em determinadas épocas do ano o vento pode ser muito intenso, capaz inclusive de dificultar um pouco a viagem.

Chegamos a Gramado às 18h30, ficamos hospedados no Villa Bella, um ótimo hotel para quem deseja descansar, ter muito conforto e, dependendo do quarto, o privilégio de uma boa vista para o Vale do Quilombo. No sul, existem ótimas pousadas e hotéis, com bons preços.

Ficamos nas Serras Gaúchas por quatro dias. Neste período tivemos a oportunidade de conhecer vinícolas, provar da maravilhosa gastronomia do sul, tomar café colonial, entre outras atividades prazerosas. Participamos também do passeio da Maria Fumaça, que percorre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, onde ainda conhecemos as danças típicas.

Antes de fazermos o passeio, conhecemos em Caxias do Sul a tão famosa Igreja São Pelegrino, um marco especial, pois lá está uma réplica da escultura de Pietá. O templo é todo pintado por Donatelli e também abriga o Santo Sudário, uma belíssima obra.

É hora de voltar! Saímos de Gramado no sábado de manhã. Fomos para Porto Alegre para conhecer a cidade e aproveitar para despachar alguns quilos de roupa pela companhia aérea. Feito isso, pegamos a estrada e fomos para Capão Canoa, onde nos hospedamos no hotel Canoa, pois já era tarde demais e estava chovendo muito.

No dia seguinte, fomos para São José dos Pinhais, mas antes paramos para conhecer Florianópolis, a grande ilha de Santa Catarina. Não imaginava que existissem tantos prédios, shoppings, supermercados...Para quem gosta de morar e trabalhar em cidades litorâneas, Floripa é uma ótima opção.

Seguindo a viagem, chegamos a São José dos Pinhais, nos hospedamos novamente no Ibis. Já na segunda-feira de manhã, seguimos para São Paulo, onde chegamos muito bem e com sucesso do nosso roteiro.

Desempenho da moto

A CB 500 teve um bom comportamento na estrada. Mesmo em situações críticas de muita chuva, demonstrou-se muito segura e estável. É uma moto rápida, mas em alguns momentos faltou um pouco mais de torque para ultrapassagens mais críticas.

O consumo é bom, de 20 km por litro, alternando para 19 km em alta aceleração. Por não possuir carenagem frontal, embora disponha de bom motor e aerodinâmica, dificulta manter a velocidade acima de 130 Km/h. Com a carenagem adaptada, ajuda o piloto, mas a garupa continua com a pressão do vento comprometido.

O banco não é muito confortável. Depois dos 150 km tornava-se incômodo para o piloto, talvez com alguns ajustes o torne mais agradável. No entanto, a posição de pilotagem é muito boa.

Equipamentos e Acessórios utilizados:

Bagageiro:
- Alforjes
- Mala de tanque
- Suporte para o bauleto
- Bauleto

Ferramentas:
- Kit de ferramentas original da CB
- Kit instantâneo de reparo de pneus
- Cabo da embreagem
- Lâmpadas
- Lubrificante para a relação

Segurança:
- Jaquetas de cordura com proteção e impermeável
- Calças de couro
- Luvas de couro
- Capacetes fechados
- Capas de chuva
- Botas de couro

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br