De moto na Cidade da Erva Mate e da Ecologia
Ilópolis, de colonização italiana, está localizada a 195 km de Porto Alegre (RS).
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Jerre Rocha
Estava em Encantado (RS) e como tinha a tarde livre me dirigi a Ilópolis. Seriam apenas 50 km de distância e poderia conhecer a região.
Fiz um caminho para conhecer a Cidade da Erva Mate e da Ecologia. É uma beleza, estrada tranqüila, cheia de curvas para se ir sem pressa.
Cidade de colonização italiana, com cerca de 4000 habitantes e 195 km distante de Porto Alegre, rodeada por vales, na região norte do Estado. E faz jus ao nome, (ilo do latim ‘erva’ e polis do grego ‘cidade’), pois possui grande numero de ervateiras e muito verde.
Saindo do centro já se encontra algumas casas típicas italianas, para em seguida já estarmos no Lago Verde. O interessante é que já se faz a circunferência do Lago quando se está indo para a Cascata da Baleia, que se localiza a 1 km do centro, com 55 m de queda d’água, no meio do mato nativo. Outro detalhe são os 225 degraus de descida para se chegar a ela, mas vale a pena.
Outra visita é ao Moinho Colognese, Museu do Pão e Oficina de Panificação, e já que o pão e a massa são a base da culinária italiana, parada obrigatória. O Museu possui peças e utensílios usados em uma típica cozinha de la mama, símbolos da cultura do trigo e fabricação do pão em várias culturas.
O bloco que forma a estrutura do Museu do Pão possui paredes de vidro, com painéis de madeira presos na parte externa das paredes de vidro. Acho que na próxima fico para experimentar uma massa.
O “motonauta” Jerre Rocha participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário