De moto na Cidade da Erva Mate e da Ecologia

Ilópolis, de colonização italiana, está localizada a 195 km de Porto Alegre (RS).

Por Leandro Alvares

Jerre Rocha

Estava em Encantado (RS) e como tinha a tarde livre me dirigi a Ilópolis. Seriam apenas 50 km de distância e poderia conhecer a região.

Fiz um caminho para conhecer a Cidade da Erva Mate e da Ecologia. É uma beleza, estrada tranqüila, cheia de curvas para se ir sem pressa.

Cidade de colonização italiana, com cerca de 4000 habitantes e 195 km distante de Porto Alegre, rodeada por vales, na região norte do Estado. E faz jus ao nome, (ilo do latim ‘erva’ e polis do grego ‘cidade’), pois possui grande numero de ervateiras e muito verde.

Saindo do centro já se encontra algumas casas típicas italianas, para em seguida já estarmos no Lago Verde. O interessante é que já se faz a circunferência do Lago quando se está indo para a Cascata da Baleia, que se localiza a 1 km do centro, com 55 m de queda d’água, no meio do mato nativo. Outro detalhe são os 225 degraus de descida para se chegar a ela, mas vale a pena.

Outra visita é ao Moinho Colognese, Museu do Pão e Oficina de Panificação, e já que o pão e a massa são a base da culinária italiana, parada obrigatória. O Museu possui peças e utensílios usados em uma típica cozinha de la mama, símbolos da cultura do trigo e fabricação do pão em várias culturas.

O bloco que forma a estrutura do Museu do Pão possui paredes de vidro, com painéis de madeira presos na parte externa das paredes de vidro. Acho que na próxima fico para experimentar uma massa.

O “motonauta” Jerre Rocha participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui.


Fonte:
Moto Repórter

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br