Dafra Citycom HD 300 chega às lojas; confira primeiras impressões

Modelo tem freios ABS de série, mais espaço sob o assento e agilidade como destaques

Por Gabriel Carvalho

Apresentado durante o Festival Duas Rodas, realizado no segundo semestre de 2019, o Citycom HD 300 é uma das novidades da Dafra para a linha 2020/2021 - no evento, realizado no autódromo de Interlagos, a marca também exibiu a trail NH 190. 

Na ocasião da apresentação, a Dafra dizia que o novo scooter chegaria ao mercado no primeiro semestre deste ano, o que se confirma, já que o HD 300 começa a ser disponibilizado nas concessionárias a partir da próxima semana. 

O scooter, que conta com freios ABS, farois e luzes de posição como itens de série, chega e aposenta a versão com ABS do Citycom S 300i. O modelo mais vendido da Dafra completa dez anos no Brasil em 2020 e passa a ser oferecido somente na versão com freios combinados. 

Além disso, o HD 300 é o primeiro modelo da Dafra a oferecer dois anos de garantia de fábrica. Segundo a montadora, a ideia é fazer o mesmo com os demais modelos da marca no futuro. 

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Visualmente, os destaques do Citycom HD 300 são os farois em LED e o design moderno, seja pelas pedaleiras do garupa que acompanham o desenho da parte inferior do scooter, seja pelo desenho das novas de liga leve aro 16. 

No quesito compartimento de carga, a SYM, parceira taiwanesa da Dafra e fabricante do scooter, encontrou uma solução para ampliar o espaço para carga sob o assento: transferir a bateria para o escudo frontal, que conta ainda com um porta objetos que tem também uma tomada USB – no Citycom S 300i, a bateria fica sob o assento. 

Com isso, a capacidade de carga sob o assento subiu de 30 para 38 litros, permitindo ao motociclista levar um capacete fechado com espaço de sobra para carregar o que mais o piloto desejar. 


Foto: Bruno Terena

Como anda o Citycom HD 300? 

A convite da Dafra, o MOTO.com.br foi ao Kartódromo Internacional Granja Viana, na cidade de Cotia, localizada na Grande São Paulo, para ter o primeiro contato com o novo scooter da montadora. 

É sutil, mas perceptível, a mudança no monocilíndrico de 278 cm³ o mesmo do Citycom S 300i. No entanto, houve um trabalho, de acordo com a Dafra, para que o propulsor entregasse mais torque e mais cedo, o que se comprova na prática, especialmente nas retomadas. 

O menor peso - são 13 quilos a menos em relação ao Citycom S 300i - porém, traz melhorias significativas e reforça o leve avanço no torque, além de ter impacto positivo na agilidade do HD 300: as mudanças de direção no traçado travado da Granja Viana tornam-se uma missão fácil para o novo scooter da Dafra. 

Nesse quesito, méritos também para o conjunto de suspensão, composto por garfo convencional na dianteira e dois amortecedores na traseira, que cumpre bem a função de manter a aderência dos bons Metzeler Feelfree que equipam o HD 300 sem abrir mão do conforto, pelo menos no bom asfalto do kartódromo. 

Por falar em conforto, o assento em dois níveis oferece bom suporte para o piloto e está a 800 mm do solo. Apesar de um pouco largo, não oferece dificuldades para pilotos de menor estatura, que conseguem tocar o solo com os dois pés.

Resta saber – e assim que testarmos o scooter tiraremos a prova – como o Citycom HD 300 vai se comportar no irregular asfalto das ruas brasileiras e como é o consumo de combustível.  No breve contato que tivemos, o scooter apresentou qualidades e parece ser um avanço em relação ao Citycom S 300i. O para-brisa característico do Citycom S 300i não é item de série no novo scooter, mas a Dafra diz que a SYM desenvolve um para-brisa, que deve ser oferecido posteriormente para o HD 300. 

O Citycom HD 300, como dissemos no início do texto, começa a ser disponibilizado nas concessionárias a partir da próxima semana. As opções de cor são preto fosco e cinza fosco, com preço de R$ 21.490 (com frete). 

Confira a ficha técnica do Citycom HD 300:

Motor

4 tempos, monocilíndrico, 4 válvulas, OTTO, refrigerado a água e com injeção

eletrônica

Pneus D/T

Metzeler Feelfree 110/70-16 52p

130/70-16 61p

 

Cilindrada

278,3 cm³

Rodas

Liga-leve aro 16”

 

Potência máxima

27,6 cv a 8.000 rpm

Sistema de freios

ABS 

 

Torque máximo

2,6 kgf.m a 6.000 rpm

Freios D/T

Disco 287 mm

Disco 260 mm

 

Transmissão

Automática de variação

continua (CVT)

Tanque

10 L

 

Sistema de partida

Elétrica

Peso seco

166,2 KG

 

Chassi

Tubular de aço

Altura

1230 mm

 

Suspensão

dianteira

Telescópico, 88 mm

Largura

770 mm

 

Suspensão traseira

Unidade articulada, 75 mm

Comprimento

2.220 mm

 

Distância entre

eixos

1500 mm

Altura mínima do

solo

145 mm

 

 

Altura do assento

800 mm

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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