Dafra Citycom HD 300 chega às lojas; confira primeiras impressões
Modelo tem freios ABS de série, mais espaço sob o assento e agilidade como destaques
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Apresentado durante o Festival Duas Rodas, realizado no segundo semestre de 2019, o Citycom HD 300 é uma das novidades da Dafra para a linha 2020/2021 - no evento, realizado no autódromo de Interlagos, a marca também exibiu a trail NH 190.
Na ocasião da apresentação, a Dafra dizia que o novo scooter chegaria ao mercado no primeiro semestre deste ano, o que se confirma, já que o HD 300 começa a ser disponibilizado nas concessionárias a partir da próxima semana.
O scooter, que conta com freios ABS, farois e luzes de posição como itens de série, chega e aposenta a versão com ABS do Citycom S 300i. O modelo mais vendido da Dafra completa dez anos no Brasil em 2020 e passa a ser oferecido somente na versão com freios combinados.
Além disso, o HD 300 é o primeiro modelo da Dafra a oferecer dois anos de garantia de fábrica. Segundo a montadora, a ideia é fazer o mesmo com os demais modelos da marca no futuro.
Visualmente, os destaques do Citycom HD 300 são os farois em LED e o design moderno, seja pelas pedaleiras do garupa que acompanham o desenho da parte inferior do scooter, seja pelo desenho das novas de liga leve aro 16.
No quesito compartimento de carga, a SYM, parceira taiwanesa da Dafra e fabricante do scooter, encontrou uma solução para ampliar o espaço para carga sob o assento: transferir a bateria para o escudo frontal, que conta ainda com um porta objetos que tem também uma tomada USB – no Citycom S 300i, a bateria fica sob o assento.
Com isso, a capacidade de carga sob o assento subiu de 30 para 38 litros, permitindo ao motociclista levar um capacete fechado com espaço de sobra para carregar o que mais o piloto desejar.
A convite da Dafra, o MOTO.com.br foi ao Kartódromo Internacional Granja Viana, na cidade de Cotia, localizada na Grande São Paulo, para ter o primeiro contato com o novo scooter da montadora.
É sutil, mas perceptível, a mudança no monocilíndrico de 278 cm³ o mesmo do Citycom S 300i. No entanto, houve um trabalho, de acordo com a Dafra, para que o propulsor entregasse mais torque e mais cedo, o que se comprova na prática, especialmente nas retomadas.
O menor peso - são 13 quilos a menos em relação ao Citycom S 300i - porém, traz melhorias significativas e reforça o leve avanço no torque, além de ter impacto positivo na agilidade do HD 300: as mudanças de direção no traçado travado da Granja Viana tornam-se uma missão fácil para o novo scooter da Dafra.
Nesse quesito, méritos também para o conjunto de suspensão, composto por garfo convencional na dianteira e dois amortecedores na traseira, que cumpre bem a função de manter a aderência dos bons Metzeler Feelfree que equipam o HD 300 sem abrir mão do conforto, pelo menos no bom asfalto do kartódromo.
Por falar em conforto, o assento em dois níveis oferece bom suporte para o piloto e está a 800 mm do solo. Apesar de um pouco largo, não oferece dificuldades para pilotos de menor estatura, que conseguem tocar o solo com os dois pés.
Resta saber – e assim que testarmos o scooter tiraremos a prova – como o Citycom HD 300 vai se comportar no irregular asfalto das ruas brasileiras e como é o consumo de combustível. No breve contato que tivemos, o scooter apresentou qualidades e parece ser um avanço em relação ao Citycom S 300i. O para-brisa característico do Citycom S 300i não é item de série no novo scooter, mas a Dafra diz que a SYM desenvolve um para-brisa, que deve ser oferecido posteriormente para o HD 300.
O Citycom HD 300, como dissemos no início do texto, começa a ser disponibilizado nas concessionárias a partir da próxima semana. As opções de cor são preto fosco e cinza fosco, com preço de R$ 21.490 (com frete).
Motor |
4 tempos, monocilíndrico, 4 válvulas, OTTO, refrigerado a água e com injeção eletrônica |
Pneus D/T |
Metzeler Feelfree 110/70-16 52p 130/70-16 61p |
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Cilindrada |
278,3 cm³ |
Rodas |
Liga-leve aro 16” |
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Potência máxima |
27,6 cv a 8.000 rpm |
Sistema de freios |
ABS |
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Torque máximo |
2,6 kgf.m a 6.000 rpm |
Freios D/T |
Disco 287 mm Disco 260 mm |
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Transmissão |
Automática de variação continua (CVT) |
Tanque |
10 L |
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Sistema de partida |
Elétrica |
Peso seco |
166,2 KG |
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Chassi |
Tubular de aço |
Altura |
1230 mm |
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Suspensão dianteira |
Telescópico, 88 mm |
Largura |
770 mm |
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Suspensão traseira |
Unidade articulada, 75 mm |
Comprimento |
2.220 mm |
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Distância entre eixos |
1500 mm |
Altura mínima do solo |
145 mm |
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Altura do assento |
800 mm |
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