Rally Dakar: UTVs disputam com os carros

Regulamento da competição coloca veículo junto com autos enquanto no Brasil eles correm com as motos

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

Os UTVs, pequenos veículos de quatro rodas conhecidos por alguns como “gaiolas’ e side-by-side, ganharam destaque nas competições no Brasil em 2012 com a primeira participação no Rally dos Sertões, até então como uma categoria especial.

As regras para a participação desses veículos em competições no Brasil está sob a competência da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e por isso eles disputam as provas juntamente com as motos, já que possuem motorização semelhante a dos veículos de duas rodas.

No Rally Dakar a situação para os UTVs é diferente e eles disputam a competição junto com os carros na modalidade T3, que engloba os veículos leves de quatro rodas com motor de até 1.053 cm³.

A CBM informa que não há uma classificação específica para definir a participação dos UTVs nas competições e por isso em alguns países o veículo se enquadra na categoria de carros e em outros na de motos.

O Brasil está presente na disputa do Rally Dakar 2013 com duas equipes participando com UTVs, com a dupla Bruno Sperancini e Thiago Vargas, correndo de Polaris RZR XP 900, e o piloto Reinaldo varela que está sozinho no comando de um Can-Am Commander.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br