Rally Dakar: Jean Azevedo adota cautela no 1º dia

Piloto brasileiro da equipe Avante diz que preferiu não correr riscos no início para fazer uma prova segura

Por Aladim Lopes Gonçalves

449 veículos largaram nesse sábado, 5/01, na primeira etapa do Rally Dakar 2013, em Lima, no Peru. Nesta caravana que irá até o dia 20 de janeiro estão 183 motos, 38 quadriciclos, 153 carros e 75 caminhões. Entre as motos, o brasileiro Jean Azevedo, da Equipe Avante, completou o trajeto entre Lima e Pisco, percorrendo os 13 km do trecho especial em 9:09.

“Hoje a especial era bem curta, mas um pouco perigosa. É daquelas que você não ganha o rali, mas pode perder tudo se vacilar”, contou o brasileiro. Segundo Jean Azevedo, a pista intercalava retas e dunas, sendo que algumas são as conhecidas como cassé, quando há uma subida que em seguida termina abruptamente.

“Achei melhor não arriscar, afinal a etapa de amanhã será de areia, mas sem poeira. Ou seja, a ordem de largada não interferirá na visibilidade da pista”, acrescentou o piloto que compete com uma moto KTM 450.

No total do dia, os competidores percorreram 263 quilômetros, sendo 250 de deslocamento e os 13 restantes de trechos contra o relógio.

“A organização já nos informou que o rali terá um duro início. A primeira semana será bem mais complicada em relação à segunda semana, mas que também isso não quer dizer que a segunda será fácil.

Na próxima sexta-feira, 11/01, na etapa entre Calama (Chile) e Salta, na Argentina, teremos a Maratona, ou seja, sem ajuda da assistência mecânica externa ao final do dia”, explicou Jean, que está participando do Rally Dakar pela 15ª vez.

Nesse domingo, 6/01, os competidores realizarão uma especial mais longa, de 242km, na cidade peruana de Pisco.

Resultados das motos na primeira etapa:
1º Francisco Lopez: 07mins51s;
2º Frans Verhoeven: 07min52s;
3º Pablo Quintanillha: 07min56s;
48º Jean Azevedo: 9min09s.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br