Rally Dakar: Organização apresenta no Brasil a 35ª edição

Responsáveis pelo Rally Dakar estiveram reunidos com a imprensa e pilotos que pretendem competir em 2014

Por Paulo Souza

O Rally Dakar, maior e mais desafiador competição de off road mundial já se prepara para a sua 35ª edição, a sexta na América do Sul, que acontece entre os dias 5 a 18 de janeiro, com largada em Rosário, na Argentina, e chegada em Valparaíso, no Chile.

A equipe organizadora, juntamente com Xavier Gavory, diretor do departamento de competição do Rally Dakar, reuniu a imprensa especializada para informar os detalhes da próxima edição do rali. “Para esta edição vamos estender a nossa descoberta pela América do Sul, teremos especiais mais longas e etapas de maratona que exigirão o máximo dos pilotos”, disse Xavier.

Neste ano foram 745 pilotos inscritos de 53 nacionalidades diferentes, para a próxima edição são aguardados muito mais pilotos do que o número de vagas abertas. Neste caso alguns novatos terão que ficar de fora da competição. Segundo Xavier Gavory, uma alternativa para estes pilotos que pretendem estrear no Rally Dakar é realizar o Dakar Series, que reúne dois desafios e terrenos muito semelhantes aos do Dakar, o Desafio Inca e o Rota 40.

Durante a coletiva estiveram presentes também alguns pilotos brasileiros, que comentaram sobre as expectativas de competirem na próxima edição do Dakar. Da categoria Motos, quem esteve presente foi o experiente piloto Jean Azevedo, atualmente na Equipe Honda, e comentou sobre a intenção de correr seu 16º Rally Dakar.

“Gostaria muito de participar da próxima edição do Rally Dakar, porém, a princípio o meu contrato com a Honda é apenas para competições nacionais. Estamos conversando sobre esta possibilidade, pois já tenho 15 participações e quero continuar a competir. É um projeto que esta sendo estudado. Espero me preparar bem e ter bons resultados para estar ainda mais competitivo e conseguir correr o Dakar mais uma vez.” Disse Jean Azevedo.

Além de Jean, o piloto da categoria carros Guilherme Spinelli, também compareceu ao evento, ele é um dos principais nomes do país na modalidade e já conseguiu ficar entre os dez primeiros no Dakar. A novidade da coletiva ficou por conta do piloto Cacá Bueno da Stock Car, que pela primeira vez manifestou seu interesse em competir no Dakar.

A 35ª edição do Rally Dakar terá largada em Rosário, na Argentina, e chegada em Valparaíso, no Chile. Além destes dois países, a competição fará uma rápida passagem pela Bolívia, 28º país a receber o rali. Ao todo, serão 15 dias de competições, com mais de 8 mil quilômetros.

Conheça um pouco do que é enfrentar o Rally Dakar:

Datas importantes do Dakar 2014

Abertura das inscrições - 15 de maio
Prazo para envio das inscrições das motos: 7 de julho
Prazo para envio das inscrições: 1º de novembro
Embarque dos veículos da Europa: Final de novembro
Verificação técnica em Rosário: 2 a 4 de janeiro de 2014
Cerimônia de largada promocional: 4 de janeiro de 2014
Dia de descanso: 11 de Janeiro em Salta (Argentina)
Chegada: 18 de janeiro em Valparaíso (Chile)

Calendário Dakar Challenge
31/05 a 02/06: Tecate Score Baja 500 (México)
15 a 22/06: Desafio Ruta 40 (Argentina)
20 a 23/06: Toyota Kalahari Botswana 1000 Desert Race (Botswana)
12 a 14/07: Reno 500 (EUA)
20 a 27/09: Australasian Safari (Austrália)
03 a 06/10: Desafio Inca (Peru)

Fotos: David Santos Jr/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br