As últimas 12 edições do Rally Dakar, principal competição Off Road do planeta, tiveram um piloto com moto KTM no lugar mais alto do pódio, mas em 2014 essa supremacia da marca austriaca pode estar mais ameaçada com a chegada de novas rivais e equipes bem estruturadas, como as das marcas japonesas Honda e Yamaha.
Para manter o seu padrão de invencibilidade em uma competição tradicional e importante como o Rally Dakar a KTM vem investindo pesado em preparação e fazendo laboratórios com seus pilotos e equipe técnica em situações de extrema dificuldade, envolvendo dunas e terrenos inóspitos e obstáculos com alto grau de dificuldade.
A equipe Red Bull KTM Factory Team pretende acrescentar mais uma conquista à sua história de sucesso levando uma vez mais seus pilotos experientes até vitória em 13 etapas do Rally Dakar. Entre esses pilotos está o tricampeão da prova, o piloto espanhol Marc Coma, bem como o português Ruben Faria e o chileno Francisco Chaleco Lopez, que estiveram no pódio da competição nos anos anteriores.
Esses pilotos e as suas KTM 450 Rally vao contar com o apoio de uma sofisticada operação logística que foi planejada durante um ano inteiro com 34 pessoas dedicadas exclusivamente ao Rally Dakar, além de 24 motores, 150 rodas e outros equipamentos essenciais que foram cuidadosamente preparados para a corrida nas instalações da KTM em Mattighofen, na Áustria.
Os mecânicos da marca laranja possuem treinamento de competição e podem atuar de maneira preventiva em todas as eventualidades do Rally Dakar e fazer todas as manutenções necessárias no próprio local. O suporte técnico vai ser dado por três caminhões de apoio de 26 toneladas que contêm ferramentas e peças sobresselentes em grande quantidade. Todo esse trabalho para atender as motos será feito dentro de uma área específica de 1.500 metros quadrados dentro do acampamento do Rally Dakar, com extrema organização e objetividade.
Segundo Alex Doringer, coordenador da Red Bull KTM Factory Team, “desmontamos cada uma das motos para depois reconstruir antes do Rally Dakar. Esse é um momento de trabalho intenso com todos os nossos técnicos atuando dia e noite, sete dias por semana. A preparação é uma das chaves para o sucesso no Rally Dakar. A preparação para o Rally Dakar leva todo um ano, não é feita apenas nas últimas semanas antes da corrida. Trabalhamos com os nossos pilotos quando montamos as motos porque eles precisam se sentir confortáveis nelas. Este Rally Dakar vai ser muito técnico por isso as mudanças que fizemos tornarão a experiência de pilotagem mais agradável aos pilotos. Uma vez mais, o nosso objetivo é vencer o Rally Dakar”.
- Confira o vídeo da preparação da KTM para o Rally Dakar com o piloto Marc Coma
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário