Rally Dakar: Joan Barreda mira alto com Honda 450 Rally
Em sua quarta participação na competição o piloto espanhol faz sua estreia na poderosa equipe japonesa
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O regresso da Honda Racing ao Rally Dakar na edição 2013, 24 anos depois de abandonar a competição Off Road mais difícil do planeta, proporcionou uma prova mais aberta com uma máquina em franco desenvolvimento. A marca japonesa está trabalhando duro para construir um protótipo que oferece garantias suficientes para ganhar o cobiçado troféu com a efígie do beduíno touareg depois da vitória do piloto francês Gilles Lalay em 1989, ocasião em que a Honda tinha quatro vitórias consecutivas no Rally Dakar.
A Honda aposta agora no talento no jovem piloto Joan Barreda Bort em sua quarta participação no Rally Dakar com uma moto mais competitiva. A nova Honda CRF 450 Rally, baseada no modelo de competição comercial CRF 450X, traz o sistema de injeção de combustível PGM-FI, um programa que tem mostrado rendimento superior nas condições desfavoráveis no Rally Dakar. O motor ganhou potência e mais robustez porque a marca japonesa depositou nesse projeto toda tecnologia que dispõe.
O mais chama a atenção na nova Honda CRF 450 Rally é que se conseguiu uma moto compacta e muito equilibrada, uma combinação perfeita entre chassi e os tanques de combustíveis, com capacidade de 35 litros, permitindo um equilíbrio perfeito para que a moto se comporte com alto nível de manobrabilidade em quaisquer condições.
Passado o Rally do Marrocos, a última etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country na temporada 2013, a Honda seguiu trabalhando para conseguir uma configuração 100% voltada para o Rally Dakar. As suspensões Showa foram fabricadas sob medida para a moto de Joan Barreda, que pediu o garfo dianteiro um pouco mais alto para buscar mais equilíbrio na posição do chassi.
Na visão do piloto Joan Barreda, “a Honda tem evoluído com a moto de um modo geral. A nova CRF 450 Rally tem uma base muito boa e oferece grande potencial de pilotagem. A receita para o desenvolvimento de uma moto mais competitiva tem sido muito trabalho. Fazemos incontáveis testes e simulações de Rally. Temos um planejamento que estamos cumprindo ao pé da letra. Estamos conseguindo resultados positivos e agora é a hora de acelerar no Rally Dakar para conseguir o nível máximo de satisfação”.
Fotos: Divulgação
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