Rally Dakar 2017: todas as equipes contra a KTM

Para o Rally Dakar 2017 Honda e Yamaha apostam na experiência e em times fortes para superar a marca austríaca, vencedora das últimas 15 edições

Por Alexandre Ciszewski

A mais importante e desafiadora prova off-road do planeta, o Rally Dakar, larga de Assunção (Paraguai) para sua 39ª edição em 1º de janeiro de 2017. No total 525 competidores de motos, carros, quadriciclos, UTVs e caminhões irão percorrer 8.818 km passando pelo Paraguai, Bolívia e terminando na Argentina no dia 14 do próximo mês.

Na categoria motos, a prova tem atraído a atenção de grandes fabricantes. Um bom resultado na competição associa os produtos da marca vencedora à durabilidade. Por isso, fábricas como Honda, Yamaha, Sherco, Husqvarna e KTM investem fortunas para montar equipes em busca da vitória. Porém, não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a prova é dominada pela KTM há mais de quinze anos. 

A última vitória da Honda foi em 1989 com o francês Gilles Lalay pilotando uma NXR 750 Paris-Dakar, na época a prova recebeu o nome de Paris-Tunis-Dakar. O modelo usava motor de dois cilindros, com 75 cavalos de potência, pesava 185 kg (a seco) e seu tanque de combustível tinha capacidade para 59 litros. 

Para este ano a equipe oficial da marca, chamada Monster Energy Honda Team, é composta por cinco pilotos, liderados pelo experiente português Paulo Gonçalves. Todos irão acelerar a CRF 450 Rally, equipada com motor de um cilindro que produz acima de 60 cv e tem tanque com capacidade para 33,7 litros. 

Já a Yamaha sagrou-se campeã em 1998 no Paris-Granada-Dakar com a vitória do Stéphane Peterhansel a bordo de sua Yamaha, YZE 850T. Para tentar vencer em 2017 a Yamaha aposta no modelo WR450F Rally. O modelo pesa 163 kg (incluindo o tanque de 33 litros) e será usado pela equipe Yamalube Yamaha Offical Rally Team que terá a liderança do também português Hélder Rodrigues que chegará a sua 11ª participação.

Domínio austríaco

O domínio da KTM começou em 2001 com o italiano Fabrizio Meoni e se estendeu até 2016 quando o australiano Toby Price foi o vencedor. A incrível sequencia de vitórias só foi interrompida em 2008, quando a prova foi cancelada devido ao risco de ataques terroristas. Para vencer em 2017 a Red Bull KTM Factory Team contará com seis pilotos, incluindo o atual campeão Toby Price. Eles pilotarão o modelo KTM 450 Rally Factory, que pesa somente 140 kg (a seco), tem potência máxima de 68,9 cv e tanque com capacidade para 33 litros.

Além do grande número de vitórias, a KTM é a mais popular entre os participantes. Das 153 motos inscritas 71 são da marca austríaca enquanto a Yamaha terá 21 motos e a Honda, apenas 14. O sucesso nos últimos 15 anos e o grande envolvimento da KTM com os esportes fora de estrada atraem os competidores para a marca. Com tantos números a favor da KTM, a missão dos pilotos da Honda e Yamaha será realmente difícil.

Entre os pilotos de motos está o brasileiro Gregorio Caselani, vencedor do Rally dos Sertões 2016, e que irá estrear na prova ao comando da CRF 450 Rally da equipe Honda South America. Outro brasileiro, Ricardo Martins, também fará sua estreia, mas irá competir nas motos com um Yamaha WR 450F pela equipe Yamaha Geração.

Marcas vencedoras 
Em 39 edições do Rally Dakar apenas cinco marcas venceram na classificação geral da categoria motos. Veja a quantidade de títulos de cada uma, lembrando que a edição de 2008 foi cancelada.

KTM: 14 (última em 2016 com Toby Price)
Yamaha: 8 (última em 1998 com Stephane Peterhansel)
BMW: 6 (última em 2.000 com Richard Sainct)
Honda: 5 (última em 1989 com Gilles Lalay)
Cagiva: 2 (última em 1994 com Edi Orioli)



Fotos: Divulgação


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br