Dakar: Juan Pedrero Garcia tem vitória na primeira etapa

Piloto espanhol acelera forte com sua moto Sherco e fatura a etapa de abertura da principal competição Off Road do planeta

Por Aladim Lopes Gonçalves

As emoções da edição 2017 do Rally Dakar começaram ainda mais fortes com a vitória do piloto espanhol Juan Pedrero Garcia da equipe Sherco TVS Rally Factory  que faturou a primeira etapa da competição, disputada em 454 quilômetros nesta segunda-feira (2 de janeiro), com percurso entre Assunção (Paraguai) e Resistência (Argentina).

O melhor brasileiro no primeiro dia de disputas no Rally Dakar foi o catarinense Ricardo Martins que concluiu os desafios da etapa de abertura na 54ª posição, enquanto o gaúcho Gregório Caselani finalizou a prova em 64º e o paulista Richard Fliter apareceu em 73º.

No primeiro dia de disputa, os participantes tiveram uma espécie de aperitivo para os 8.818 quilômetros que compõem o trajeto total da disputa. Na primeira das 13 etapas, vão encarar uma especial (trecho cronometrado de 39 quilômetros).

No último domingo (1º de janeiro), foi realizada a largada promocional, com os carros, motos, quadriciclos, UTVs e caminhões passando pela rampa montada na capital paraguaia. Foi o momento para pilotos e navegadores receberem o apoio e o carinho do público antes de iniciarem a disputa.

O Brasil está representado por oito competidores. A dupla Leandro Torres e Lourival Roldan, que disputará a categoria UTVs; três pilotos de moto – Gregorio Caselani (Honda), Richard Fliter (Honda) e Ricardo Martins (Yamaha); Marcelo Medeiros, nos quadriciclos (Yamaha), e Sylvio de Barros e Rafael Capoani (MINI), nos carros. Eles se juntam a uma legião estrangeira, formada por 525 participantes, que representam 59 países.

Segundo a organização da prova, o Dakar 2017 é considerado o mais difícil desde que começou a ser realizado no continente americano. “A organização disse que conseguir chegar à Bolívia já será uma grande vitória. O primeiro trecho na Argentina será muito difícil. Dizem, também, que apenas 30% dos participantes devem completar a prova”, afirmou Gregorio Caselani.

“O percurso do Rally Dakar 2017 será um desafio físico que levará os  pilotos ao extremo da resistência. Serão sete especiais com mais de 400 quilômetros, das quais uma superior a 500 quilômetros. O rali vai passar seis dias a mais de 3.000 metros de altitude”, afirmou o diretor esportivo Marc Coma.

O início da prova foi realizado com muito calor – acima dos 40° C, mas no decorrer do percurso vão enfrentar trechos com temperaturas negativas. A altitude, sobretudo em território boliviano, também será um grande adversário para os competidores.

Programação 03/01
2ª etapa – Resistencia – San Miguel de Tucuman (Argentina)
Carros, Motos, UTVs e Quadriciclos
Total: 803 km
Trecho cronometrado: 275 km
Caminhões
Total: 812 km
Trecho cronometrado: 284 km

Foto: Eric Vargiolu/ASO/DPPI


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br