Rally Dakar
Rally Dakar
Dia 3 de janeiro, etapa 2 do Dakar realizada entre Há’il e Al-Artawivah distância total de 568 Km sendo 338 km de trecho especial cronometrado, as primeiras cadeias de dunas aparecem nesta etapa. As temidas dunas da Arábia Saudita começam a moldar a imagem do Rally que também serão decisivas no final da prova. Esta segunda etapa é considerada a primeira oportunidade para os favoritos começarem a assumir a liderança e desenhar o pódio, embora ainda tenha muita corrida pela frente até o final, dia 14 de janeiro em Jedha.
Esta seria uma Etapa Maratona, ou seja, sem assistência no final do dia, onde os pilotos não podem receber apoio mecânico de suas equipes nem ajuda externa da prova, somente os pilotos podem se ajudar entre si, mas as chuvas intensas de domingo dia 2, fizeram com que a etapa Maratona fosse cancelada e o acampamento do dia foi alterado de Al Artawiyah para Al Qaisumah pois o local inicialmente previsto ficou sem condições para receber a caravana do Rally, pois estava alagado!
Deserto? Chuva? Alagou? Pois é…
Mas o dia foi bom para o espanhol Joan Barreda da Monster Energy Honda Team que completou a etapa especial do dia com o melhor tempo. Barreda terminou com 5m33s à frente do segundo colocado, o inglês Sam Sunderland da Gas Gas Factory Racing, e com o argentino Kevin Benavides da Red Bull KTM Factory em terceiro, e com status de líder do Time KTM na prova até o momento. A etapa 2 termina com três fábricas diferentes no pódio do dia. Com o resultado de hoje o inglês Sam Sunderland da Gas Gas Factory Racing, é o novo líder da classificação geral com uma vantagem de 2m51s sobre Adrien Van Beveren da Monster Energy Yamaha Rally Team, com Daniel Sanders da Gas Gas Factory Racing, que completa o pódio em terceiro lugar, a 3m29s do inglês Sunderland, seu companheiro de equipe.
Quem não conseguiu completar a prova foi Danilo Petrucci, ex-piloto da Moto GP. Ele está fora da especial do dia na etapa 2. O italiano estava na 13ª colocação na classificação geral até a etapa 1B, fazendo uma grande prova em sua estreia, mas na etapa 2 entre Há’il e Al-Artawivah, no 4º waypoint localizado no km 79 da especial, a cerca de 4 minutos do melhor tempo do dia, sua moto quebrou e ele não conseguiu consertá-la.
Danilo Petrucci se despede de qualquer chance de brigar pelas primeiras posições em sua primeira participação no Dakar 2022, mas segundo informações da equipe TECH3 KTM, Petrucci vai continuar na prova, embora com uma penalização considerável na classificação geral (Conforme o novo regulamento do Campeonato Mundial FIM, conheça mais sobre as novas regras clicando aqui), depois de ter tido que pedir ajuda ao helicóptero da organização para resgatar a sua moto e levá-la para o acampamento.
01- Joan Barreda Bort - Monster Energy Honda - 3H31'20"
02- Sam Sunderland - GasGas Factory Racing - 3H36'53"
03- Kevin Benavides - Red Bull KTM Factory Racing - 3H37'14"
04- Skyler Howes - Husqvarna Factory Racing - 3H37'36"
05- Toby Price - Red Bull KTM Factory Racing - 3H38'20"
06- Joaquim Rodrigues - Hero Motosports Team Rally - 3H41'38"
07- Stefan Svitko - Slovnaft Rally Team - 3H41'52"
08- Adrien Van Beveren - Monster Energy Yamaha Rally Team - 3H42'54"
09 - Andrew Short - Monster Energy Yamaha Rally Team - 3H43'22"
10 - Aaron Mare - Hero Motosports Team Rally - 3H43'57"