Dez brasileiros embarcam para disputar Dakar 2016
Pilotos e navegadores já participaram das principais competições do Brasil e do exterior
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
A partir do próximo dia 2 de janeiro, o Rally Dakar dá início à temporada de competições off-road, com o Brasil contando com dez representantes no maior rali do planeta. Os brasileiros se preparam para percorrer mais de 9.000 quilômetros, sendo cerca de 4.500 de trechos cronometrados. A largada será em Buenos Aires e a chegada em Rosário, na Argentina. A prova também passará pela Bolívia.
Jean Azevedo é o único representante do Brasil nas motos, pela Honda, e participa pela 18ª vez da competição. Nos carros, as duplas Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, João Franciosi/Gustavo Gugelmin e Jorge Wagenfuhr/Joel Kravtchenko disputam a prova a com a Mitsubishi.
Marcelo Medeiros correrá de quadriciclo Yamaha e a dupla Leandro Torres/Lourival Roldan compete com um UTV Polaris. Ao todo, 556 competidores em 354 veículos, divididos nas categorias Motos, Quadriciclos, Carros (UTV é uma subcategoria) e Caminhões, serão testados ao extremo.
Jean Azevedo, da equipe HSA Rally Team, acumula experiência na prova. “A expectativa sempre é boa. Treinei o ano todo e me preparei durante as provas aqui no Brasil, assim como no Rally do Marrocos. Buscarei fazer um bom trabalho e tentar trazer bons resultados para a minha equipe e para o país. Certamente, teremos novas dificuldades, com etapas duras e difíceis”, comenta o paulista que é nove vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country e hexacampeão do Rally dos Sertões.
Após modificações na rota, o novo trajeto se destaca pela criatividade ao longo de 14 dias de prova. Um dos momentos-chave da edição será em Jujuy (ARG), no dia 7 de janeiro, quando será realizada uma etapa maratona, na qual os veículos não poderão ter intervenções mecânicas. Outro desafio será a passagem pela Bolívia, local de baixas temperaturas e grandes altitudes.
A segunda semana terá aumento progressivo nas dificuldades da prova, que será crucial para alguns competidores. Guilherme Spinelli, da Equipe Mitsubishi Petrobras, duas vezes campeão no Rally dos Sertões, foca nos desafios e na complexidade da competição. "É um rali difícil e exigente com as equipes. Estamos nos preparando da melhor forma possível, temos duplas muito fortes e um time que está mostrando comprometimento e garra já na preparação para a prova. Todos estão com muita vontade de fazer um ótimo Rally Dakar", comenta.
Uma superespecial será realizada em Fiambalá, na etapa entre Belén e La Rioja, na Argentina, com dez motos, dez carros e cinco caminhões, escolhidos de acordo com os resultados do dia anterior. A disputa promete ser um espetáculo e testará os navegadores.
Para triunfar em Rosário, os competidores terão que mostrar habilidade para decifrar a planilha projetada por um supercampeão, Marc Coma, ex-piloto e diretor de prova da competição. Leandro Torres estreará no Dakar em 2016 após correr no Rally dos Sertões por oito anos e participar de disputas internacionais, como o Rally Merzouga. “Será a primeira vez que participarei do Dakar. Estou bastante empolgado e tenho treinado como atleta olímpico para conseguir encarar esse desafio. Com certeza, será uma grande experiência" encerra.
Fotos: Divulgação/Gustavo Epifanio/Fotop/VIPCOMM
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário