Conheça as motos na disputa do Rally Dakar 2016
Motocicletas que participam do Rally Dakar devem ser homologadas e possuir 450 cilindradas
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Os regulamentos técnicos do Rally Dakar para a catergoria de motos foi simplificado de um tempo para cá para facilitar a participação, mas isso também significa mais concorrência entre os fabricantes para decidir qual é a melhor motocicleta para enfrentar os desafios da competição. Todos as motos possuem motor de 450cc, de um cilindro, homologados para a utilização nas ruas, mas preparadas para dar o seu melhor na rota por onde se desenvolve o Rally Dakar 2016.
Estas são as máquinas que vão acelerar forte a partir de 3 de janeiro em Buenos Aires, Argentina:
Honda CRF450 Rally 2016
A Honda e sua equipe oficial de competição HRC voltou para vencer o Rally Dakar, mas até agora essa volta custou mais que o previsto, apesar de ser uma das motocicletas mais rápidas. Jean Azevedo, único brasileiro na categoria motos do Dakar 2016, correrá com a CRF450 Rally 2016, a candidata mais clara para tirar a KTM do trono.
KTM 450 Rally 2016
Já são 14 anos seguidos de vitórias no Rally Dakar, isso mostra que a moto KTM 450 Rally é a mais equilibrada para enfrentar as condições da competição que percorre a América do Sul difícil. Também é verdade que a marca contou com os dois melhores pilotos na última década na categoria, Marc Coma e Cyril Despres.
Yamaha WR450F Rally 2016
A Yamaha segue há muitos anos batalhando por bons resultados no mundo do Enduro e do Rally, sempre com sua equipe oficial. Em 2016 não será diferente, com a WR450 Rally 2016 lutando pela vitória.
Husqvarna 450 Rally 2016
Repetindo a fórmula vista na Moto3, a Husqvarna leva sua equipe de fábrica para o Rally Dakar 2016, embora a sua Husqvarna 450 Rally seja basicamente uma KTM com os logotipos da fabricante sueca. No motocross a marca já deu alguns sustos na KTM, então por que não esperar uma surpresa no Dakar?
Sherco RTR 450 TVS
A fabricante francesa Sherco sempre tem algo a mostrar em uma prova que conta com organização da França. A Sherco RTR 450 TVS, um lobo em pele de cordeiro, não aparece entre as motos favoritas ao título, mas não deixa de contar com uma equipe oficial e por isso deve ser levada em conta.
Suzuki RMZ 450 Rally
A Suzuki, como um fabricante, tem sido reconhecida por sua confiabilidade em todas as competições em que participa. No entanto, no atual Rally Dakar ele só está presente por meio de vários pilotos privados, ou seja, sem equipe oficial de fábrica. Pode ser uma arma adequada se o que se pretende for apenas terminar a prova.
Kawasaki KX450F 2016
Algo semelhante à Suzuki acontece com a Kawasaki, com uma presença simbólica entre da sua KX450F, sem muitas pretensões a respeito do resultado.
Gas Gas EC 450 Rally 2016
Depois de um ano esgotante em que quase desapareceu, a Gas Gas não teve o tempo nem interesse por seus novos proprietários para levar uma equipe oficial ao Rally Dakar. Sua presença será simbólica, mas é pelo menos curioso que a marca será representada pelo piloto mais jovem desta edilção, Juan Agustin Rojo, de 18 anos e 4 meses.
BMW G450X 2016
Embora para muitos os modelos dessa marca sejam considerados os reis das motocicletas aventureiros, curiosamente, apenas uma BMW está na lista de entrada no Rally Dakar, com o espanhol José Maria Garcia Dominguez, que busca acabar com a veterana G450X pela terceira vez a competição mais difícil.
Beta RR450 Rally 2016
Muito parecido com a Gas Gas, a fabricante italiana Beta é uma das escolhas feitas por esses pilotos amadores que queriam cortar gastos com a moto para concentrar seus recursos limitados em outras áreas. A fórmula romântica que tem seu charme, mas não é competitiva.
Fotos: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário