Dakar: Edição de 40 anos tem largada no dia 6 de janeiro
Principal prova Off Road do planeta vai ter um total de 525 competidores na disputa em 2018, mas o Brasil não tem representante nas motos
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Na edição 2018 do Rally Dakar, principal competição Off Road do planeta, chega a 40 anos de provas e completa sua décima realização na América do Sul, com uma programação intensa entre os dias 6 e 20 de janeiro, passando por Peru, Bolívia e Argentina.
Para a disputa do Rally Dakar de 40 anos, em 2018, a organização anuncia a participação de um total de 525 competidores que estarão na prova com 337 veículos. As motos e os quadriciclos são maioria, com 190 veículos inscritos vindos de diversos países.
Infelizmente, a representação brasileira no Rally Dakar 2018 vai ser um tanto modesta, sem a presença de pilotos brasileiros nas motos, mas com a importante participação nos UTVs (conhecidos também por bugues, gaiolas e side by side) da dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin no Can Am 356 e da dupla José Jorge de Barros Sawaya e Marcelo Duarte Aseyama no Polaris 378, além de Marcelo Medeiros nos quadriciclos, com o Yamaha 282, e da dupla Jorge wagenfuhr e Idali Bosse Rodrigues da Silva e Filho nos carros, com o Mitsubishi 350.
Compre seu ingresso para o Megacycle Sorocaba (SP) no Shopping MOTO.com.br
O Brasil tem sempre na figura do experiente piloto Jean Azevedo a esperança de uma grande participação no Rally Dakar nas motos, mas em 2018 o brasileiro está fora da competição. Outra ausência que faz muita falta no time brasileiro é a da dupla Leandro Torres e Lourival Roldan, atual campeã da categoria UTV e que trouxe o primeiro título no Dakar para o país.
O percurso da edição 2018 do Rally Dakar promete fortes emoções com um roteiro extremamente desafiador de aproximadamente 9 mil quilômetros, incluindo cerca de 4,5 mil km de especiais (trechos cronometrados).
A grande largada para os competidores acontece no dia 6 de janeiro, em Lima (Peru), e com chegada programada para o dia 20 de janeiro, em Córboda (Argentina).
Segundo o diretor da prova, Marc Coma, as primeiros etapas acontecem no deserto de Ica, no Peru, depois os pilotos vão enfrentar estágios igualmente difíceis com altitudes de cerca de 3 mil metros na Bolívia e, por fim, os trechos mais velozes na Argentina.
BRASIL NO RALLY DAKAR 2018
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário