Sertões: Ramon Sacilotti vence a primeira etapa
Piloto da equipe Kawasaki Rinaldi supera as dificuldades no primeiro dia de prova para assumir a liderança na disputa da competição em 2016
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Os primeiros 364,5 quilômetros dos 3.212 que compõem o roteiro do Rally dos Sertões 2016 foram cumpridos neste domingo (dia 4), entre Goiânia (GO) e Padre Bernardo (GO). Ramon Sacilotti, nas Motos; Cristian Baumgart e Beco Andreotti, nos Carros; Cristiano Batista e Robledo Nicoletti, nos UTVs, e Marcelo Medeiros, nos Quadriciclos, foram os vencedores. Amanhã (dia 5), a caravana avança para Cavalcante (GO).
Ramon Sacilotti, o primeiro na classificação das motos, destacou as dificuldades enfrentadas na trilha. “Foi uma etapa bem travada, com trecho de serra de piso liso e escorregadio, em que não podia vacilar nas curvas, porque tinha muitos abismos. Consegui imprimir um ritmo legal, sem arriscar muito e nem cometer erros e veio um resultado bom”, afirmou.
Marcelo Medeiros, atual campeão nos quadriciclos e o vencedor da primeira etapa, também adotou a cautela como estratégia. “Foi uma etapa curta, com 111 quilômetros (de trecho cronometrado), mas bem trabalhosa. Com muitas curvas, pedras e lajes, que exigia cuidado. Chegamos inteiros e sem erros de navegação. Começamos bem, mas ainda é muito cedo. O Rally dos Sertões é uma prova imprevisível, por isso temos de nos manter bem focados”, explicou.
Na segunda etapa do Rally dos Sertões, que será disputada nesta segunda-feira (dia 5), os pilotos vão rodar 418,3 quilômetros, sendo 374,8 quilômetros de especial (contra o relógio).
Carros, motos, quadriciclos e UTVs se deslocam por 34,2 quilômetros até as proximidades de Mimoso de Goiás, onde terá início o trecho cronometrado. Será uma das especiais mais técnicas e duras de todos os tempos. A largada será em zona agrícola, com longas retas. A competição segue por estradas de fazendas bem estreitas, sinuosas e com muitas lombas e lombadas.
A prova continua por uma região montanhosa, com muitas pedras, lajes e zonas de trial com grandes erosões. A prova fica mais rápida e com todos os tipos de terreno (cascalho, piçarra, pedras grandes e lajes), alternando trechos de média e baixa velocidade. No último quarto da especial, a prova fica bem veloz, seguindo assim até a última descida de serra, próximo a Cavalcante.
Resultados da primeira etapa
(extra-oficiais)
Motos
1º Ramon Sacilotti 1h38min24
2º Jean Azevedo 1h39min13
3º Tunico Maciel 1h39min17
Carros
1º Cristian Baumgart/Beco Andreotti 1h36min42
2º Reinaldo Varela/ Gustavo Gugelmin 1h39min51
3º Lance Woolridge/Marcelo Haseyama 1h41min15
Quadriciclos
1º Marcelo Medeiros 1h46min49
2º Diogo Zonato 1h52min26
3º Giovanni Ramos Filho 1h54min53
UTVs
1º Cristiano Batista/Robledo Nicoletti 1h44min16
2º Bruno Sperancini/Breno Resende 1h48min57
3º Enrico Almeida/Alvaro Almeida 1h52min04
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário