Sertões: Prólogo define a ordem de largada da prova
Principal competição Off Road do país começa neste sábado (3/09) e vai até o dia 10, com um percurso de 3.212 km
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Os desafios da temporada 2016 do Rally dos Sertões começam neste (dia 3/09), quando os pilotos encaram o Prólogo (disputa em circuito fechado que definirá a ordem de partida), que terá início às 10h, no Cidade Alpha Goiás, empreendimento localizado em Senador Canedo. Às 18h, no Autódromo Internacional de Goiânia, ocorre a largada promocional. A competição termina dia 10, em Palmas (TO). Serão 2.357 quilômetros de trechos cronometrados, o que equivale a 74% do total.
Na análise de Marcos Moraes, diretor-geral da Dunas Race, organizadora da prova, para vencer os 3.212 quilômetros do 24º Rally dos Sertões será preciso muito mais que um bom equipamento, pois ele considera o roteiro deste ano um dos mais exigentes da história da competição.
“Será um percurso muito interessante, com nível técnico extremamente elevado e com um roteiro muito seletivo. Não bastará ter o melhor carro, moto, UTV ou quadriciclo para vencer. O trabalho em equipe será fundamental”, afirmou Marcos Moraes durante a coletiva de imprensa, que reuniu os campeões da última edição, patrocinadores e autoridades, entre elas o vice-governador de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Junior.
O vice-governador destacou as questões sociais e ambientais que envolvem o Rally dos Sertões. “É muito mais que um evento automobilístico. Ele propaga valores e conceitos importantes, que vão muito além da competição. É um orgulho para os goianos receber a competição por mais um ano”, declarou. Esta é a 14ª vez que o Sertões começa em Goiânia.
E entre os atuais campeões, a passagem pelo Jalapão foi o principal assunto no encontro com os jornalistas. Na região serão realizadas as três últimas etapas do rali. “Será um roteiro muito exigente e no qual teremos de dar o nosso máximo”, afirmou Jean Azevedo, o maior vencedor nas Motos, com seis conquistas.
“Estou ansioso. Espero pelo Sertões o ano inteiro. Estou com um carro bem diferente do que utilizei no ano passado, mas tenho certeza que conseguirei defender bem o título”, disse Reinaldo Varela, atual campeão nos Carros, ao lado do navegador Gustavo Gugelmin.
“Temos duas certezas no Rally dos Sertões: terá poeira e calor”, afirmou Bruno Sperancini, vencedor da categoria UTV em 2015. Lourival Roldan, que foi seu navegador, também destacou o nível técnico. “Será um rali bem duro, que vai exigir muito das máquinas e pilotos”, afirmou.
Alexandre Cury representou a Honda; Gustavo Lopes, o Outback, e Fernando Julianelli, a Mitsubishi. As três empresas são patrocinadoras do Rally dos Sertões.
Neste ano, o Rally dos Sertões será disputado por 146 veículos, sendo 53 carros, 47 motos, 14 quadriciclos e 32 UTVs. Nesta sexta-feira (dia 2/09), parte deles saíram às ruas de Goiânia. Para apresentar as máquinas à população da capital.
Confira a programação do Prólogo do Rally dos Sertões
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário