Sertões divulga protocolo de segurança e saúde para edição 2020

Maior rally das Américas anuncia medidas para evitar casos de covid-19 durante a competição

Por Gabriel Carvalho


Foto: Doni Castilho

O Rally dos Sertões 2020, marcado para acontecer entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro, será diferente. A pandemia do novo coronavírus fez com que a organização da competição adotasse medidas de segurança para evitar casos da covid-19 durante a prova.

O protocolo de segurança adotado para o Sertões 2020 vai utilizar o conceito de 'bolha'. Tais bolhas serão montadas em locais isolados, com acesso restrito apenas aos credenciados, todos testados com exames do tipo PCR. Equipes, competidores, staff, equipe médica e imprensa ficarão concentrados dentro da bolha, em acampamentos e motorhomes. Conexão à internet, banheiros e alimentação serão disponibilizados.

As melhores motos para o rali!

Todos os envolvidos com a prova se deslocarão de bolha em bolha e quem romper esse isolamento estará fora da prova. A ajuda externa aos competidores está proibida neste ano e qualquer eventualidade deve ser filmada para evitar punições.

Para evitar aglomerações, a organização não vai divulgar publicamente as cidades que vão receber a competição. Os locais só serão reveladas para os competidores e para a caravana na véspera da chegada a cada cidade, com todos seguindo uma rota pré-estabelecida e monitorada. A concentração pré-largada será na Fazenda do Autódromo Velocittá, localizado no interior do estado de São Paulo.

“Todos os grandes eventos esportivos estão se reinventando, com o Sertões não é diferente. Vamos nos deslocar com toda segurança para ativar as economias locais e levar cuidado a quem precisa. Adiar a prova, em tese a opção mais fácil, seria abandonar quem sempre nos acolheu. Sertões representa superação. Nosso DNA fala mais alto. Vamos enfrentar mais esse desafio. Vamos levar esperança às pequenas cidades que há 27 anos recebem o Sertões com tanto carinho e hoje estão impactadas financeiramente. É da alma da comunidade do rally ser solidária. O Sertões é filho do Brasil e como todos sabem um filho do Brasil não foge à luta”, disse Joaquim Monteiro, CEO do Sertões

Confira o protocolo de segurança da 28ª edição do Rally dos Sertões: 

1-Atestado de Saúde – Caravana Sertões (Competidores, Equipes, Staff, Imprensa ...) deverá apresentar teste PCR ou IGG de Covid entre 26 e 29/10 para obter a credencial.

2- Identificação Obrigatória – Uso da credencial visível e permanente garante o isolamento da prova dentro da bolha. Uso de máscaras também é obrigatório em tempo integral.

3- Isolamento Social - Vila Sertões em formato “bolha lacrada” com acesso exclusivo para credenciados (sem público). Pernoite somente dentro da “bolha” (acampamento/motor homes). Haverá alimentação, banheiros e serviço de motoboy (caso seja necessário qualquer tipo de compra externa) a fim de evitar circulação fora da área isolada. Prólogo em área privada, sem público.  

4- Sem filas ou aglomerações - Apresentação de documentos e “assinatura dos termos” serão 100% online. Não haverá fila para entrega de documentos nos dias que antecedem a prova.

5- Menos gente - Tamanho das equipes limitado de acordo com número de competidores (vide tabela "coeficiente equipes").

6- Controle diário – Temperatura dos competidores será medida diariamente. Em caso de registro acima de 37,5 graus será realizado teste Covid na carreta médica. Testes aleatórios por amostragem serão feitos pela equipe médica durante a prova.

7- Briefings Virtuais – Os briefings diários serão remotos.

8- Controle dos movimentos - Todos os veículos de apoio serão monitorados com rotas pré-determinadas. Abastecimento somente em postos de gasolina credenciados que seguirão os protocolos de segurança.

9- Sem ajuda externa – Os competidores não terão direito à ajuda externa durante a prova. Qualquer eventualidade deve ser filmada para evitar punição.

10- Impacto Zero - O Sertões tem estrutura médica completa independente nas “bolhas” além de mapeamento dos hospitais particulares no roteiro. Em caso de acidente não serão ocupados leitos de hospitais públicos.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br