SAS Brasil já realizou sete mil atendimentos na rota do Sertões
Projeto cruza o país junto com o Sertões levando medicina de qualidade para cinco cidades diferentes, zerando filas do SUS e transformando olhares
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O Sertões é muito mais que a maior prova de rally do mundo. O Sertões leva diversas ações para o interior do país.
Um exemplo é o SAS Brasil, que está junto com Sertões desde 2013 e leva atendimento médico e uma série de ações para as populações carentes no entorno do trajeto da competição.
A meta do SAS Brasil para o ano de 2022 é realizar 16 mil atendimentos em cinco cidades do roteiro. Após passar por três cidades, a SAS Brasil chegou à marca de sete mil atendimentos realizados para 1,2 mil pessoas em sete especialidades diferentes. Na área da saúde infantil estão sendo disponibilizados atendimentos em endocrinologia, oftalmologia, odontologia e nutrição. Para os adultos foram agendadas consultas nas áreas de cardiologia, ginecologia e dermatologia. Os voluntários também estão realizando atendimentos na área de saúde mental.
Em Foz do Iguaçu mais de 130 crianças foram atendidas, mas o que mais chamou a atenção dos voluntários foi a quantidade de crianças que tiveram os olhares transformados. Apenas no segundo dia de atendimentos, mais de 60% das crianças que passaram pela oftalmologia tiveram óculos prescritos, um dado acima da média para o projeto. Após a prescrição, as crianças escolheram as armações dos óculos que serão confeccionados de acordo com o grau de cada um e enviados gratuitamente para as suas escolas. O prazo de espera para receber os óculos novo varia de 30 a 60 dias.
Em Presidente Prudente, enquanto os competidores eram recepcionados com uma grande festa no Parque do Povo, mais de 800 pessoas eram atendidas no Centro Cultural Matarazzo. Na ocasião, a SAS Brasil contou com o apoio da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que participou da ação com estudantes que auxiliaram nos atendimentos.
Entrando na região Centro-Oeste o SAS Brasil realizou atendimentos em Campo Grande exclusivamente para uma comunidade de indígenas. Os voluntários levaram saúde de qualidade para a Aldeia Água Bonita, onde foram realizadas consultas nas especialidades de oftalmologia, odontologia, pediatria, saúde mental, endocrinologia, dermatologia e ginecologia atendendo cerca de 200 indígenas.
Entre os voluntários presentes no projeto uma médica oftalmologista realizou um sonho de poder fazer parte do Sertões, competição que o pai participa há 22 anos. Stéphanny Christine Murta Alves sempre ouviu as histórias do pai, Messias Alves, que começou como voluntário e atualmente é diretor técnico adjunto da Equipe Bravo. Foi então que chegou a vez de Stéphanny, que após concluir sua residência em medicina, finalmente teve a oportunidade de participar do projeto “Ver Magia” da SAS Brasil e ajudar a transformar vidas de crianças que agora podem ver o mundo de outra maneira, um mundo mais colorido.
No total, a 10ª Expedição da SAS Brasil no Sertões reúne 200 voluntários. A expectativa do projeto em 2022 é realizar 16 mil atendimentos. Na 30ª edição do Sertões e maior rally do mundo a caravana ainda realiza atendimentos em Barra do Garças (MT) e Salinópolis (PA).
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário