Etapa 8 - Impávido Colosso - 522 km totais, sendo 423 km de especial.

Essa etapa levou os competidores de Palmas a Mateiros, no estado do Tocantins, e muitos disseram ser muito difícil.

Por Trinity Ronzella

Com o final da Etapa Sertões Sul e um dia de descanso, foi a hora de começar a Etapa 8, primeira do Sertões Norte.

O Jalapão não poderia ficar de fora do maior Rally do Mundo, com sua diversidade, grandiosidade e dificuldade. São 34 mil quilômetros quadrados, o equivalente a área inteira do Sergipe!

Esse mundo de areia proporcionou um tempero a mais para essa histórica prova e seus guerreiros, por isso o nome caiu feito uma luva: Impávido Colosso!

Os pneus receberam atenção especial pois o desgaste nessa etapa foi grande e muitos chegaram ao final com pneus bem gastos.

As surpresas do caminho também foram desafiadoras como o "talco"  que muitas vezes, escondem buracos que podem assustar e derrubar facilmente.

Bissinho Zavatti tomou um susto na travessia de um rio que chegou a dar calço hidráulico, o que tomou algum tempo da prova mas, conseguiu retornar.

 

Bissinho Zavatti  -  Foto: Victor Eleuterio/MundoPress

 

Números

Na Etapa Impávido Colosso largaram 44 motos, 2 quadriciclos, 72 UTVs e 38 carros e muitos pilotos entraram nessa prova a partir de hoje.

Colosso como Adrien Metge e sua Yamaha numeral 1, que ressurgiu depois de gerar dúvidas quanto a um possível abandono. 

A primeira parte dessa especial predominou o cascalho mas, os 200 km finais…areia, só areia.

 

Vencedor

Após problemas com a moto na etapa Sul, o francês volta e vence a Etapa, mostrando que está no jogo…o que aconteceu com ele pode acontecer com outros…vai que…

Já tivemos uma Etapa Maratona dias atrás e, agora, foi o primeiro dia da segunda Etapa Maratona deste Rally, exigindo bastante dos pilotos. 

Lembrando, na Etapa Maratona, só os pilotos podem mexer nas motos, eles têm 30 minutos no dia que chegam e 15 minutos no dia da largada para tentar mexer em alguma coisa na moto.

 

Adrien Metge - Foto: Rodrigo Barreto

 

Curiosidade

Apenas como curiosidade, a diferença nessa etapa de motos para os UTVs são pequenas. O primeiro UTV chegou pouco mais de 5 minutos após a chegada da primeira moto, 30 segundos mais rápido que a segunda moto.

Já os carros andam mais rápido, fizeram essa Etapa em 5h36min50s, quase 30 minutos mais rápido que a primeira moto a completar.

 

Dirt Dogs Rally

 

A Equipe Dirt Dogs Rally está na prova  com alguns perrengues pelo caminho. Três deles não completaram a etapa. 

Luis Santos teve problemas mecânicos, Danilo Schnetzeler, o Tuka,  sofreu uma queda, bateu a cabeça, passou por exames e está bem.

Felipe Scaini quebrou o dedo da mão direita e não largou, mas pretende voltar na próxima.

Marcos Miotto fechou em 5º na etapa e está em 3º no acumulado da Moto3. Thiago Ostorero chegou em 10º e segue em 9º no acumulado.

Murilo Cruz chegou em 9º e ocupa a 10º posição no acumulado

Ricardo Martins - Foto: Divulgação

 

Classificação da Etapa 8

1- Adrien Metge        WR 450F    6h03min52s

2- Ricardo Martins    WR 450F    6h09min57s

3- Martin Duplessis  CRF 450RX 6h10min55s

4- Bissinho Zavatti   CRF 450RX 6h12min54s

5- Gabriel Soares     CRF 450RX 6h17min47s

 

Martin Duplessis - Foto:Doni Castilho/MundoPress

 

Na Classificação Geral, as motos estão mais rápidas aproximadamente 40 minutos quando comparamos os primeiros de cada categoria. O primeiro colocado nos UTVS está com o tempo de 34h05min41s. Já os carros, o primeiro colocado está com 30h33min31s, quase 3 horas mais rápidos que a primeira moto.

Classificação Geral 

1- Bissinho Zavatti    - 33h25min36s

2- Martin Duplessis   - 33h46min02s

3- Ricardo Martins    - 33h53min13s

4- Jean Azevedo       - 34h11min31s

5- Gabriel Soares      - 34h28min18s

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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